Para a indústria automotiva alemã, 2011 foi um ano recorde em produção, exportações e faturamento. Estimativas divulgadas pela Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA, sigla em alemão) revelam que o setor deve encerrar o ano com 3,1 milhões de veículos de passeio vendidos no mercado interno, um crescimento de 8% frente ao ano passado. As vendas para o exterior cresceram 7%, somando, 4,6 milhões de unidades comercializadas.
O balanço mostrou, ainda, que participação das marcas alemãs no mercado mundial continua representando uma parcela importante da economia do país. A cada quatro automóveis produzidos, três são destinados à exportação, cerca 77%. “
Isso destaca a atratividade de nossos produtos, pois as exportações foram pouco afetadas pela crise financeira global”, declara o presidente da VDA, Matthias Wissmann. Os países da zona do euro foram os principais compradores dos veículos de passeio alemães (31%), conforme o relatório.
Para 2012, as projeções são de um ano “estável”, apesar da provável desaceleração no crescimento. A entidade prevê que as exportações fiquem perto dos níveis deste ano, com 4,55 milhões de unidades vendidas. O mercado interno de também deve se manter no mesmo nível de 2011. “Esperamos um ano estável, se os mercados financeiros coseguirem restaurar a confiança”, disse Wissmann.
O mercado automotivo mundial deverá ser impulsionado pela Ásia no próximo ano, mas a VDA também destacou o potencial do mercado brasileiro. A expansão econômica e a redução da inflação do Brasil indicam uma boa tendência para 2012. “Os fabricantes alemães representam quase um quinto do mercado brasileiro. As perspectivas a médio e longo prazo também são favoráveis: hoje, são apenas 165 carros para cada 1 mil habitantes, mas há um aumento da renda e da classe média”, comentou o representante da VDA.