Dilma recebe presidente da Alemanha em Brasília

Os presidentes do Brasil e da Alemanha, Dilma Rousseff e Christian Wulff, se reúnem em Brasília, nesta quinta-feira (5), para discutir o aprofundamento da parceria estratégica entre os países, estabelecida em 2002. O líder alemão foi recebido por Dilma com uma cerimônia militar na via lateral do Palácio do Planalto.


Segundo informações da Agência Brasil, estão na pauta questões da agenda internacional, em particular a participação dos dois países no Conselho de Segurança das Nações Unidas e sua atuação no G-20 (grupo das 20 nações mais ricas do mundo). Os dois países também querem intensificar a cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação.


Wulff realiza a sua primeira viagem oficial à América Latina acompanhado por uma delegação empresarial. No Brasil, também passará por São Paulo, onde participa de uma reunião almoço na Câmara Brasil-Alemanha, e pelo Rio de Janeiro.


O Brasil é o maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. A Alemanha, por sua vez, é o quarto principal parceiro comercial do País. O intercâmbio em 2010 totalizou US$ 20,6 bilhões, o que representou 23% do comércio entre o Brasil e a União Europeia.

Wilson Dias/ABr
Wilson Dias/ABr