Diretor da Deutsche Welle planeja parceria com o Brasil

Na última semana, Erik Bettermann, Diretor-Geral da Deutsche Welle (DW), esteve no Brasil para reafirmar seu interesse na aproximação do País com a emissora da Alemanha. Em Brasília na quinta (21) e na sexta-feira (22), Bettermann participou de reuniões no Ministério das Comunicações e na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


Nos dois encontros, Erik Bettermann e sua delegação explicaram o funcionamento da Deutsche Welle, destacando que ela não é uma emissora focada no público doméstico, ou seja, o público que vive na Alemanha. A emissora desempenha muito mais um papel de informar sobre o país para o público que está no exterior, especialmente na América Latina. “A Deutsche Welle tem uma reputação enorme na América Latina. Isso tem a ver não só com o nosso conteúdo jornalístico, mas também com a Alemanha e o nosso longo passado em comum”, disse.

Bettermann também falou do interesse de ampliar as relações com o Brasil, através de parcerias, espcialmente com a EBC, que com sua multiplataforma realiza no País, há apenas três anos, um trabalho semelhante ao da Deutsche Welle. Durante reunião com Tereza Cruvinel, Diretora-Presidente da agência brasileira, possibilidades de acordo e de cooperação foram discutidas. A EBC mostrou-se particularmente interessada nas Magazines temáticas que a DW já produz e em material com conteúdo musical, e também em co-produzir com a Alemanha material tanto para transmissão no Brasil quanto no exterior.

O interesse brasileiro converge de fato com a proposta da Deutsche Welle, que também pretende aumentar os intercâmbios de formação de profissionais brasileiros em sua academia. De acordo com Bettermann, na DW Akademie não são ensinados apenas os elementos técnicos e práticos da produção para televisão e rádio, mas também discutidos os efeitos da internet e das novas mídias nas formas de comunicação e de relacionamento político-social.
dpa
dpa