EcoCal Plus da Voith reduz custos de produção de papel cartão

2017-06-22_Voith_Ecocal-PlusCom a nova calandra EcoCal Plus, a Voith abre as portas para que fabricantes produzam papel cartão de alta qualidade com elevada estabilidade e menor gramatura. O alisamento térmico especial da EcoCal Plus proporciona economias de até 3,5% em matérias-primas. Além disso, o processo resulta em uma melhor estrutura superficial do papel.

A demanda por papeis cartão com o maior bulk possível vem crescendo constantemente ao longo dos últimos anos. Papeis cartão leves e estáveis proporcionam grandes economias de custos, como, por exemplo, no segmento de comércio eletrônico. As embalagens de papel cartão também estão tornando-se cada vez mais importantes para a própria publicidade dos bens de consumo, já que elas concentram a atenção do consumidor no conteúdo da embalagem – o que, indiretamente, contribui para as vendas. Uma boa qualidade superficial e de impressão de um papel cartão são tão importantes quanto sua estabilidade e baixo peso. E a calandra EcoCal Plus influencia positivamente nessas propriedades.

Para a produção desse tipo de papel cartão, os fabricantes geralmente utilizam um elevado conteúdo de fibras virgens. Além disso, fibras secundárias são adicionadas apenas em alguns casos. Dessa forma, a operação com gramaturas mais baixas e a manutenção ou aprimoramento das propriedades do papel cartão são essenciais para a redução do consumo de recursos e dos custos de produção para fabricantes.

Alisamento térmico: a chave para a qualidade do papel
A calandra de nip duro desempenha um papel fundamental na fabricação de papeis cartão estáveis, de alta qualidade e baixa gramatura. Ela alisa a superfície do papel cartão, garantindo uniformidade superficial. E é aí que entra a EcoCal Plus da Voith: a calandra utilizada na pré-calandragem baseia-se no fato de que as superfícies podem ser alisadas mais facilmente quando elas são umedecidas e aquecidas. A Voith equipou a EcoCal Plus com um sistema externo de aquecimento por indução, que aquece o próprio rolo térmico a temperaturas de até 260 °C.  Essa temperatura é significativamente mais elevada que a de sistemas convencionais, que operam a até 200 °C. A EcoCal Plus também está equipada com um umidificador por bicos adicional, que intensifica o efeito de alisamento com conservação do bulk por meio da regulação da temperatura da folha de papel.

Maior bulk e melhor estrutura superficial
O alisamento térmico permite reduzir a força mecânica aplicada à folha de papel. Como resultado, a perda de bulk é muito menor quando comparada com calandras convencionais. Isso significa que o papel alisado com a calandra EcoCal Plus apresenta maior volume específico. O processo tem outra vantagem: graças à interação ideal entre temperatura, umidade e carga linear, a estrutura superficial do papel cartão é otimizada. Isso é especialmente importante para as embalagens de produtos alimentares de alta qualidade, assim como cosméticos, eletrônicos e produtos médicos. Além disso, uma superfície uniforme e com maior rigidez facilita enormemente as tarefas de acabamento e impressão do papel cartão.

Economia de custos graças ao menor consumo de fibras
Os gradientes de umidade e temperatura utilizados na calandra EcoCal Plus consomem uma quantidade mínima de energia adicional. Esse acréscimo, no entanto, é mais do que compensado pelas vantagens econômicas oferecidas pela EcoCal Plus. A tecnologia EcoCal Plus permite aos fabricantes de papel reduzir o consumo de fibras. Essa economia garante uma melhora considerável da rentabilidade de uma fábrica: para uma produção anual de 500 mil toneladas, uma economia de 1% no uso de matérias-primas se traduz em economias de cerca de € 250 mil mensais para o fabricante. Na prática, entretanto, o potencial de economia é ainda maior: as calandras EcoCal Plus estão em operação desde 2011, e já proporcionaram economias de bulk de até 3,5% graças à exclusividade da tecnologia. Dessa forma, conforme o tamanho da máquina, o investimento nesta tecnologia pode se pagar em até de seis meses de operação. Alternativamente, a calandra EcoCal Plus também permite utilizar matérias-primas de baixo custo para se obter a mesma qualidade do papel cartão – o que também contribui para uma drástica redução dos custos de produção.

A calandra EcoCal Plus pode ser integrada em fábricas existentes, como uma atualização do maquinário existente. Uma característica especialmente prática é a possibilidade de instalação dessa calandra em um curto intervalo de tempo, durante uma parada programada, por exemplo. Em fábricas novas, esta tecnologia garante elevadas eficiências desde o início da operação.

Foto: Divulgação Voith