Embaixadores da Alemanha se reunem em Berlim


Começou nesta segunda-feira (29), na sede do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, em Berlim, a Conferência Anual de Embaixadores Alemães. Até quinta-feira (1), os 207 Embaixadores, Embaixadoras, Cônsules Gerais de Representações Diplomáticas da Alemanha de todas as regiões do mundo e Diretores de Organizações Internacionais participarão de uma intensa programação para discutir temas como a „Alemanha e as Nações Unidas“ e o futuro da Europa e da governança global.



O encontro, uma tradicional troca de ideias realizada já há dez anos, foi aberto nesta segunda-feira pelo Ministro Guido Westerwelle e por Alain Juppé, Ministro das Relações Exteriores da França. Durante a palestra, Westerwelle lembrou de 2010, um ano de muitos resultados para a Alemanha, como a conquista de um assento temporário no Conselho de Segurança da ONU, e dos primeiros seis meses de 2011, marcados por revoluções e manifestações populares em diversos países, destacando o processo de mudança que vem ocorrendo no mundo. „Os atuais acontecimentos influem na arquitetura da política internacional, quebram velhas certezas e mostram que uma nova orientação se faz necessária“, afirmou.



Em seu discurso, Westerwelle também enfatizou que um novo curso político deve orientar-se de acordo com os valores da sociedade, agregando às novas condições os interesses desejados.



A Chanceler Federal Angela Merkel e o Presidente Christian Wulff também são esperados nos próximos dias para integrar a programação, que inclui ainda reuniões com grupos parlamentares do Bundestag, mais de 70 fóruns e workshops e o Dia da Economia, que reunirá, além de Westerwelle, Dirk Niebel (Ministro para Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha) e Peter Löscher (Presidente da Siemens AG).



Wilfried Grolig, Embaixador da Alemanha no Brasil, também marca presença na Conferência, apresentando informações sobre as possibilidades para a Alemanha no país.