Emergentes alavancam economia mundial

Um livro lançado nesta segunda-feira (27) pelo Banco Mundial aponta que, até 2015, os países emergentes terão um peso maior do que os desenvolvidos na economia mundial.


No livro “O dia depois de amanhã: um manual sobre o futuro da política econômica no mundo em desenvolvimento” (The Day After Tomorrow: A Handbook on the Future of Economic Policy in the Developing World) os especialistas afirmam que os emergentes já representam quase a metade do crescimento econômico mundial e que, juntos, ainda devem crescer 6,1% até o final deste ano, 5,9% em 2011 e novamente 6,1% em 2012. Os países ricos, por sua vez, devem apresentar crescimento de pouco mais de 2% nos três anos.


O Banco Mundial cita o rápido desenvolvimento tecnológico desses países, a existência de uma classe média maior na sua estratificação social, a cooperação comercial Sul-Sul (entre América Latina, Ásia e África), os altos preços das commodities e as balanças comerciais mais equilibradas como fatores que contribuem para esse crescimento acelerado e sustentado.


O argentino Marcelo Giugale, diretor do Banco Mundial para Redução da Pobreza e Gestão Econômica da América Latina e Caribe, e co-editor do estudo, explica que a nova posição das nações em desenvolvimento na economia mundial implicará em mudanças “nas agendas de suas políticas: a gestão econômica será mais forte, os governos serão melhores e o começo do fim da pobreza estará ao seu alcance”.


O estudo ainda cita a importância de os governos desses países focarem em programas sociais, garantirem que os cidadãos tenham as mesmas oportunidades e incentivarem a criação de postos formais de trabalho para promover um crescimento econômico inclusivo.

SXC
SXC