Uma enquete conduzida pela Confederação das Câmaras alemãs (DIHK) apontou que 44% das empresas de origem germânica têm planos de aumentar seus investimentos em outros países em 2011. Em termos de volume, os aportes serão 35% maiores nesse ano na comparação com 2010. De acordo com a DIHK, as companhias alemãs nunca planejaram investir tanto no exterior como agora.
O desenvolvimento econômico favorável da China e dos países da América Latina os coloca no foco dos investimentos alemães.
Entre as mais de 6 mil organizações questionadas, somente 9% pretendem diminuir sua participação no mercado internacional. Em 2010, essa redução estava nos planos de 26% das companhias.
A proximidade do cliente foi apontada como o principal motivo para a ampliação das operações no exterior. Os empresários alemães acreditam que, estando mais perto, é possível responder mais rapidamente às necessidades do mercado e do consumidor.
O aumento das vendas por meio da produção local e o atendimento mais eficiente ao cliente também foram citados como pontos que influenciam a instalação de sedes em outros países.