Alemã DB Internacional abre escritório no Brasil


A DB Internacional, braço de engenharia e consultoria do Grupo Deutsche Bahn, anunciou nesta sexta-feira (21) a abertura de uma empresa na América do Sul, a DB Internacional Brasil, com escritório no Rio de Janeiro.



Segundo o comunicado à imprensa, a DB Internacional já conquistou contratos no Brasil, e a abertura da sede vai reforçar o compromisso da empresa no País, considerado estratégico.



Como exemplos de serviços executados no País, o comunicado destaca que a companhia alemã analisou a eficiência do porto de Santos (SP) em 2011, identificou possibilidades de melhorias e criou um conceito para o Centro de Logística Multimodal Ecopátio Cubatão, localizado a 18 km de Santos. Ela também desenvolveu planos estratégicos para a SuperVia (trânsito urbano) e MetrôRio (metrô), companhias de transporte do Rio de Janeiro.

Ainda na capital fluminense, a empresa assinou, neste ano, um contrato que faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016: três estações multimodais de transporte de passageiros – Maracanã, São Cristóvão e Mangueira – serão totalmente modernizados antes dos eventos.



O texto ressalta, igualmente, que a DB Internacional foi escolhida para um contrato estratégico em Minas Gerais logo após a presidente Dilma Rousseff anunciar o Programa de Investimentos e Logística, que prevê a aplicação de R$ 133 bilhões em rodovias e ferrovias. A subsidiária integral da Deutsche Bahn foi selecionada entre 37 concorrentes nacionais e internacionais para criar uma ferrovia e um plano estratégico de logística para as regiões norte e nordeste de Minas Gerais.

“Nossa expertise é demandada no Brasil, onde estamos agora estabelecendo uma presença permanente”, disse Niko Warbanoff, presidente do Conselho de Administração da DB Internacional. “Vamos continuar desenvolvendo excelentes contatos e expandir nossa posição estratégica no mercado brasileiro através da nova empresa local”, reforçou. Segundo a companhia, o Brasil oferece aos especialistas da DB Internacional um ambiente muito favorável ao contexto de projetos de transporte ferroviário de passageiros e de projetos de logística.



A organização de Berlim tem escritórios em vários locais na Alemanha, no resto da Europa, Ásia, Oriente Médio e, agora, um escritório permanente na América do Sul.



A DB está ativa no mercado brasileiro com a prestadora de serviços logísticos Schenker do Brasil desde 1973. A empresa opera através de dez escritórios próprios (São Paulo, Guarulhos, Campinas, Viracopos, Santos, Curitiba, Paranaguá, Itajaí, Porto Alegre e Rio de Janeiro) e oito agentes (Manaus, Brasília, Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, Vitória e Belo Horizonte). A empresa possui atualmente 590 funcionários.

DB Internacional
DB Internacional