Alemã nora systems aposta no Brasil


Industrial, esportivo, hospitalar, de transportes e de infraestrutura. Esses são alguns dos setores econômicos brasileiros que estão na mira da nora systems, empresa alemã de revestimentos emborrachados para pisos, cujos produtos são vendidos no mercado nacional desde 2002.



Presente em mais de 80 países – incluindo 16 onde possui escritórios próprios de vendas –, a empresa fez parte do Grupo Freudenberg até 2007 (período em que era conhecida como Freudenberg Bausysteme KG), quando foi comprada por um grupo de investimentos. Segundo informações da companhia, atualmente seu marketshare é de 80% na Alemanha e de 50% no resto do mundo.



A sede administrativa e a unidade produtiva da nora ficam na cidade de Weinheim, no sudoeste da Alemanha, onde trabalham 880 dos seus 1.100 colaboradores no mundo. A organização teve um faturamento global de € 196,7 milhões no ano passado, e visa alcançar mais de € 200 milhões neste ano – € 2,5 milhões no Brasil.



“Nossa expectativa de crescimento aqui é grande – em uma análise conservadora, em 2014, por exemplo, esperamos que nosso faturamento no Brasil seja de € 8 milhões. Após esse período, podemos estimar que o crescimento por ano será de 20% a 25%”, afirmou o diretor de comunicação da companhia, Martin Koch, durante visita à Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, no início do mês.



Esta é a segunda vinda de Koch ao Brasil neste ano, com o objetivo de preparar uma campanha de comunicação para o País, que, no momento, envolve assessoria de imprensa, materiais promocionais para arquitetos e clientes e outras ações direcionadas aos segmentos de mercado prioritários para a empresa.



O executivo indica como fatores para a previsão positiva no mercado brasileiro o bom andamento da economia e o boom da indústria da construção no País.



“Especialmente no que tange a projetos de porte, como estádios de futebol, e a locais públicos com uma grande circulação de pessoas, como aeroportos, nós temos ótimas chances de crescimento no Brasil”, destacou.



Segmentos de atuação



A realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 faz do setor esportivo uma das prioridades da nora no País. “Temos contratos firmados para o estádio de Fortaleza, onde já começamos a instalar nossos produtos, e para a arena de Salvador, e estamos em processo de negociação com outros seis estádios brasileiros”, revelou Koch.



“Os produtos nora são uma referência nessa área esportiva, eles estão presentes em todos os estádios da Copa do Mundo da Alemanha e em dez da Copa da África do Sul, o que nos deixa muito confiantes quanto às possibilidades de fecharmos os contratos aqui no Brasil”, completou João Matarazzo Aquino, representante da Kepco, distribuidora exclusiva da nora no Brasil desde 2010.



As áreas de infraestrutura e de transportes também são alvos na empresa no País. Os pisos dos trens da linha 4 do metrô de São Paulo são da companhia, que está em negociação ainda com dois aeroportos a serem construídos em solo brasileiro.



Aquino cita, na indústria, a presença dos produtos nora em plataformas da Petrobras e em instalações da Vale, e, em termos de prédios públicos, na sede carioca do BNDES. O setor de saúde, que enfrenta demanda crescente no Brasil, está igualmente no radar, e contatos com hospitais já estão sendo feitos.



Este último segmento é importante para a empresa também no Chile, onde a nora abriu um escritório próprio há algumas semanas, na capital, Santiago. “Os chilenos irão construir, nos próximos anos, cerca de 20 hospitais. Nós já ganhamos o maior projeto lá, para o qual instalaremos mais de 35 mil metros quadrados de piso, e nossas expectativas são muito boas”, ressaltou Martin Koch, que apontou, ainda, a Colômbia e o Peru como mercados promissores na América do Sul.

Divulgação nora systems
Divulgação nora systems