A Allianz divulgou que registrou bons resultados na América Latina em 2013, embora o crescimento econômico na região tenha ficado abaixo das expectativas. O total das receitas na região totalizou €2,68 bilhões no ano passado. No segmento de seguros gerais (P&C), a Allianz registrou €2,35 bilhões em prêmios subscritos brutos, contra os €2,39 bilhões no ano anterior, um aumento de 11%. Os prêmios em seguro de Vida cresceram 31%, atingindo €329 milhões em comparação aos €255 milhões obtidos em 2012. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo México.
O lucro operacional foi de €141 milhões, registrando um aumento de 4,2% em relação aos €136 milhões apurados em 2012, apesar dos efeitos adversos no câmbio. Excluindo-se os efeitos cambiais, o crescimento atingiu 15,2%.
“Em 2013, registramos um sólido crescimento em nossas empresas latino-americanas. Com a nossa plataforma de negócios IberoLatAm, as operações vão transcorrer de modo mais eficiente,” declara Helga Jung, Membro do Conselho de Administração da Allianz SE, Fusões e Aquisições (M&A), Participações, Jurídico e de Compliance na Península Ibérica e America Latina. “Isso irá nos ajudar a fortalecer ainda mais a nossa posição de mercado nestas regiões.”
Brasil deve focar nos ganhos de eficiência introduzindo nova plataforma de negócios
As receitas da companhia no Brasil no segmento de seguro Bens e Responsabilidade e no de Saúde chegaram à marca de €1,45 bilhão em 2013, comparado a €1,46 bilhão em 2012. Excluídos os ajustes cambiais, essas receitas cresceram 12,7%. O lucro operacional cresceu 2% em relação aos €66 milhões registrados no ano anterior, e atingiu €67 milhões. Internamente, o lucro operacional cresceu 14%.
De acordo com a Allianz, no início de 2014, a seguradora implementou a sua nova plataforma de negócios IberoLatAm, que dará maior suporte à orientação varejista através de processos simplificados e produtos padronizados. Após uma fase inicial de estabilização, os ganhos de eficiência obtidos através da plataforma deverão decolar na segunda metade do ano, diz a empresa.
Miguel Pérez Jaime, executivo do Grupo Allianz indicado para presidir a unidade brasileira, comenta que a implementação da nova plataforma é hoje uma realidade e sua completa estabilização é o último passo para culminar com êxito o processo de transformação da atividade da empresa iniciado em 2011. “Nós somos gratos pelo permanente apoio demonstrado pelos nossos clientes, corretores e colaboradores durante essa jornada. Temos hoje a certeza de que a Allianz Brasil está pronta para se tornar líder de mercado tanto na eficiência, que representa competitividade, como na eficácia, que significa qualidade nos serviços.”