A corrida do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 (F-1), no próximo fim de semana, marcará a estréia da Allianz como patrocinadora do evento. A companhia de seguros terá a sua marca exposta no Autódromo de Interlagos como parte de uma estratégia de posicionamento de marketing no País.
Patrocinadora da F-1 há 10 anos, parceria iniciada com a equipe BMW Williams, a Allianz já estava presente em circuitos da Europa e Ásia. Em Interlagos, a marca estará estampada no pit Lane, ferme garage, Safety Car e carro médico. “Nós colocamos a marca Allianz no Safety Car e no carro médico para refletir a nossa preocupação com relação ao tema segurança”, afirma Ariane Landim, superintendente de marketing da empresa.
Para consolidar ainda mais essa bandeira, a empresa trouxe para São Paulo o ex-piloto e embaixador de segurança da Allianz, Christian Danner, e o piloto do Safety Car, Bernd Maylander. Eles participaram de uma coletiva de imprensa e conversaram com estudantes de escolas da capital sobre segurança no trânsito.
“Há muito a ser aprendido sobre segurança no trânsito com a Fórmula 1”, afirmou Danner. Ele é filho de um dos fundadores da Divisão Automotiva do Allianz Center for Technology (AZT, sigla em alemão), em Munique, que hoje é referência mundial em pesquisa de acidentes, danos e gestão de riscos. “Os carros (na Fórmula 1) alcançam mais de 300 km por hora e mesmo assim a taxa de acidentes é baixa e, quando acontecem, os pilotos não sofrem ferimentos graves pois estão protegidos. Isso é administração de riscos”, completa.
O tema segurança ganhará reforço no próximo ano. A gerente de marketing global da Allianz, Sandra Nulty, adiantou que, até fevereiro de 2011, a companhia deverá lançar uma grande campanha mundial voltada para segurança no trânsito, focada na formação de motoristas da nova geração.