Da Bosch Brasil para o pódio do WorldSkills: André Luis Dono, Meio Oficial de Treinamento Técnico na unidade de Campinas/SP, conquistou a medalha de prata no torneio de Fresagem CNC no campeonato mundial de profissões técnicas. A 47ª edição do evento conhecido como as “Olimpíadas do Conhecimento” foi realizada em Lyon, na França, de 10 a 15 de setembro.
“É indescritível. Você abre mão de bastante coisa. É difícil às vezes acreditar que a gente é capaz, mas fomos atrás, fizemos o trabalho que era necessário e estamos aqui, depois de três anos e dez meses de treinamento, de sacrifício e total dedicação para isso.” André Luis Dono, Meio Oficial de Treinamento Técnico
“Uma conquista desta magnitude fortalece nossa posição como nação e empresa formadora de talentos dentro do cenário global. Sem dúvida é uma vitória que ficará no legado da nossa escola técnica e contribuirá para motivar as próximas gerações de aprendizes a alçarem voos como este em suas carreiras na Bosch.” Henrique Doná, responsável pela Escola Técnica de Aprendizagem (ETS) da Bosch Campinas
Nessa mesma modalidade, a Bosch já teve três competidores medalhistas, Rafael Sansão foi Prata no Mundial no Japão em 2007, Leonardo Pereira ganhou Bronze no Nacional em 2010 e Henrique Santana conquistou o Ouro no Mundial na Alemanha em 2013.
A Bosch valoriza a formação profissional e aposta na qualificação de jovens talentos. Por isso, apoia iniciativas que promovem o reconhecimento da educação profissional, como o WorldSkills, e investe no ensino técnico para qualificar a mão de obra, seguindo suas diretrizes globais e cultura corporativa. No Brasil, a Bosch mantém uma parceria com o Senai desde 1960, com foco na aprendizagem industrial. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar os jovens a buscar a formação técnica como um diferencial competitivo para suas carreiras e para as empresas.
“Estar na Bosch é um sonho realizado, entrar aqui me mostrou que estava na direção correta e me deixou confortável ao saber que todo esforço estava valendo a pena, além de aprender eu consigo ensinar, o que também me ajuda nos treinamentos. Meu desenvolvimento profissional tem sido significativo e o apoio financeiro da empresa faz toda a diferença. Poucas companhias investem tanto em seus competidores como a Bosch, acreditando no processo e no potencial dos alunos. Além disso, os que já foram finalistas e campeões continuam aqui, servindo de referência e estimulando outros alunos”, afirmou André.