A Audi divulgou nesta terça-feira (8) que estabeleceu um novo recorde no mercado chinês no ano passado. Segundo a montadora alemã, suas entregas na China e em Hong Kong ultrapassaram o marco de 400.000 unidades pela primeira vez, com aumento de 29,6 % comparado ao ano anterior.
“No ano de 2012, nós continuamos a história de sucesso da marca no mercado premium chinês”, afirma Luca de Meo, vice-presidente mundial de marketing e vendas da AUDI AG. “Com este recorde, nosso objetivo é aumentar a vantagem na competição e reforçar, ainda mais, a nossa posição de número um no segmento premium do país asiático”, completa.
De acordo com a empresa, a Audi estabeleceu um novo recorde de vendas graças aos modelos A4 L, A6 L e Q5, fabricados em Changchun. Foram comercializados 322.700 veículos, um aumento de 28,1 % comparado a 2011. Com 89.488 veículos vendidos, o Audi Q5 aumentou as vendas em 64,9%. O A6 L, que passou por uma reestilização no modelo em 2012, vendeu 132.872 unidades. Com 100.340 unidades compradas, as vendas da versão A4 L cresceram 18,7%. Todos os três modelos são feitos na China e lideraram seus respectivos segmentos de mercado.
O volume de vendas de veículos importados Audi subiu de 36,2% para 83,1% no mercado chinês no ano passado, e a rede de concessionárias foi significativamente expandida por todo o país. O número aumentou de 60 para aproximadamente 290, em mais de 130 cidades – com média de uma inauguração a cada semana.
A companhia ressalta ainda que este ano vai celebrar os “25 anos da Audi na China”, juntamente com o parceiro FAW. Alguns lançamentos estão previstos no mercado, como o do modelo Q3, por exemplo, que no final de 2013 será produzido na nova planta em Foshan, sul da China.