A revista “Popular Science” nomeou um sistema de estacionamento autônomo da Audi como o “Produto do Futuro”. A equipe editorial reconheceu a evolução apresentada pela fabricante alemã no Consumer Eletronic Show 2013 (CES), maior evento de tecnologia do mundo, realizado nos Estados Unidos na semana passada.
A montadora também foi eleita como a “Melhor Tecnologia Automotiva” da CES 2013, pela especialista “The Verge”. “Ambos os prêmios reconhecem o nosso árduo trabalho de desenvolvimento. Isso mostra que estamos no caminho certo”, destaca Ricky Hudi, chefe de desenvolvimento de tecnologias da Audi.
De acordo com a companhia, o sistema está entrando em fase prática. A Audi começou a equipar um parque, em Ingolstadt (cidade em que fica sua sede, no Sul da Alemanha), com todos os recursos necessários para os testes finais. Com esta nova tecnologia, os carros poderão fazer manobras de forma autônoma dentro e fora de estacionamentos. O motorista aciona a função com o auxilio de um aplicativo para smartphone. O computador central, da própria garagem, irá guiar o veículo por meio do sistema WLAN (Wireless Local Area Network) para o espaço mais próximo disponível.
Sensores a laser no estacionamento serão responsáveis por captar os movimentos do carro. Posteriormente, o computador central processará essas informações que, juntamente com os dados de deslocamento do veículo, irão encontrar sua exata posição. Ele também terá um mapa da área de toda a garagem e das vagas ocupadas. Essas informações serão utilizadas para o planejamento da rota que será feita, garantindo, assim, que não haja nenhum obstáculo durante a trajetória. O carro também faz o monitoramento de seus arredores através de doze sensores de ultrassom, os quais, futuramente, terão como aliadas quatro câmeras de vídeo.
Além disso, segundo informações da montadora, a Audi está trabalhando em uma série de tecnologias para esses carros sem condutor. Eles não irão apenas ajudar o motorista em estacionamentos, mas também em engarrafamentos e manobras em vagas estreitas.