Audi quer vender 30 mil carros ao ano no Brasil

O A3 Sedan, lançado oficialmente no País nesta quinta-feira (30) pelo presidente e CEO da Audi Brasil, Jörg Hofmann, é uma das maiores apostas da marca no País. O carro, que hoje é importado e está nas concessionárias brasileiras desde a metade de janeiro, deve começar a ser produzido na nova fábrica da Audi em São José dos Pinhais (PR) no segundo semestre de 2015.

A montadora está investindo R$ 500 milhões na renovação e expansão da linha de montagem que fica na planta paranaense do Grupo Volkswagen (do qual a Audi faz parte). Meio ano depois do início da produção do A3 Sedan, a linha deverá começar a produzir também o modelo Q3. A capacidade total da fábrica deverá ser de 26 mil carros/ano, 60% deles A3 Sedan e 40% Q3.

Em entrevista coletiva, Hofmann revelou que a Audi espera vender 30 mil unidades por ano no Brasil até 2020 – as 26 mil produzidas em território nacional, mais 4 mil importadas. Em 2013, foram comercializados aqui quase 6,7 mil carros da marca (um aumento de cerca de 35% sobre 2012), e a meta para este ano é de vender 10 mil.

“A Audi identificou o Brasil como um mercado estratégico muito importante”, afirmou Hofmann, citando, como algumas das razões para esse status do País, o fato de o Brasil ser uma das maiores economias do planeta, de ser o 4º maior mercado automotivo do mundo e de o segmento de automóveis Premium brasileiro ter uma perspectiva de grande crescimento nos próximos anos.

Além dos recursos direcionados à fábrica, o executivo destacou o investimento na abertura de novas concessionárias da marca no Brasil, que será de R$ 300 milhões nos próximos anos (a maior fatia deles proveniente dos próprios concessionários, com uma parcela de suporte da Audi). O plano é de passar das atuais 27 revendas para 60 nos próximos três anos, chegando a mais regiões do País, embora com foco ainda em Rio de Janeiro e São Paulo, as duas cidades com maior potencial de compra.

Sem revelar números, Hofmann ressaltou também que a companhia dispõe, no momento, do maior orçamento para marketing da história da marca no Brasil – mais um sinal da aposta da montadora de luxo no País.

Globalmente, a Audi alcançou vendas de 1,57 milhão de unidades em 2013, 8% mais que em 2012, e quer chegar aos 2 milhões de carros comercializados até 2020.

Divulgação Audi
Divulgação Audi