B. Braun investe R$346 mi em parque fabril no RJ

O grupo alemão B. Braun, com subsidiária no Brasil há 45 anos, anunciou que vai inaugurar um novo empreendimento no Complexo Industrial e Empresarial de São Gonçalo (Ciesg), no Rio de Janeiro. O projeto, cujo investimento é da ordem de R$ 346 milhões, será o maior da multinacional de saúde na América do Sul. Para marcar o início das obras, a empresa fará o lançamento da pedra fundamental em 19 de abril, com a presença do governador do estado alemão de Hessen, Volkier Bouffier, e de autoridades locais e colaboradores da empresa.

De acordo com comunicado da empresa, o projeto, assinado pelo arquiteto Siegbert Zanettini, será executado em diferentes fases, e prevê 80 mil metros quadrados de área construída em dois terrenos que somam 200 mil metros quadrados. Localizado em Guaxindiba, próximo das rodovias BR-101 e RJ-104, da Baía de Guanabara e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o empreendimento contará com um centro logístico que terá um armazém para produtos acabados e um depósito de materiais inflamáveis, na primeira fase. Em seguida será construída uma fábrica de dispositivos médicos e, por último, o centro administrativo. A conclusão de todo o empreendimento está prevista para 2017.

“A planta industrial no Ciesg representa um divisor de águas para o grupo no Brasil. O novo parque permitirá a ampliação da nossa fabricação de equipos (conjunto de acessórios para terapias de infusão), por exemplo, passando de 56 milhões de unidades produzidas por ano para 84 milhões e, posteriormente, expansível para 112 milhões”, calcula Otto Philipp Braun, diretor-presidente.

O novo parque da B. Braun no Brasil foi concebido com base nos conceitos da filosofia Lean. Conforme a companhia, trata-se de uma prática que permite a otimização dos processos, eliminando desperdícios, trazendo para a empresa resultados diretos na redução dos custos de produção e na rápida resposta para atender à demanda do mercado.

“Todas as instalações serão conduzidas conforme as premissas de construção sustentável do Green Building Council. Nosso objetivo é ter o primeiro parque industrial do mercado de saúde com certificação padrão ouro do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)”, afirma Braun.

No Brasil, o grupo B. Braun tem 1.600 colaboradores e atua em diversas áreas, como terapias de infusão, hidratação, reposição volêmica, anestesia, nutrição enteral e parenteral, controle de infecção e incontinência, além de material cirúrgico e equipamentos de substituição renal e para home care.

 

Divulgação B. Braun
Divulgação B. Braun