Segundo cálculos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), atualmente 45% das compras de veículos no país são feitas por mulheres. O avanço, segundo a pesquisa, se deve à ascensão profissional do público feminino, que passou a ocupar cargos mais elevados e, consequentemente, conquistou maior poder aquisitivo.
As estatísticas do Banco Volkswagen estão de acordo com este comportamento no setor automotivo. Com base nos dados de 2013, a instituição traçou o perfil da sua consumidora, que a cada ano adquire mais produtos, sobretudo os CDCs (Crédito Direto ao Consumidor), seguros contra roubo, furto e casco, e cotas de consórcio. No período, as mulheres representaram 33% dos clientes da companhia.
No ano passado, o Banco contemplou 136.923 consumidoras, cujo comportamento demonstrou que os planos de financiamento ainda são os mais procurados pelo público: 56% das mulheres adquiriram uma linha de crédito. O Consórcio Nacional Volkswagen foi a opção de 32% delas. Por fim, 11% contrataram uma apólice de seguro.
A região sudeste mantém-se como maior mercado feminino do Banco Volkswagen. Liderando o ranking, o estado de São Paulo abriga 24% das consumidoras, seguido por Minas Gerais (11%) e Rio de Janeiro (8%). A análise também apontou a idade média das clientes da empresa, que oscila entre 35 e 50 anos. Na divisão por produtos, a faixa etária das que compram um CDC é de 44 anos; menor, a do consórcio fica em 37 anos; e a das que contratam um seguro é de 46 anos.
“Mais do que nunca, o público feminino confirma sua presença e importância no mercado de financiamento veicular, um bom termômetro para todos os demais segmentos. Consideramos importante compreender constantemente as especificidades desse público, e cada vez mais adequar produtos e serviços aos desejos das mulheres”, destaca Renata Antonucci Giannini, gerente executiva de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da instituição.