O ano iniciou bem para a BASF. No primeiro trimestre de 2015, volumes mais altos e efeitos positivos de câmbio proporcionaram um aumento de vendas. Em comparação com o primeiro trimestre de 2014, as vendas cresceram 3%, atingindo €20,1 bilhões.
“Nossos negócios de químicos e proteção de cultivo desempenharam com muito sucesso; os ganhos neste segmento aumentaram significativamente, ” disse Dr.Kurt Bock, Presidente da Junta Diretiva da BASF, na Reunião Anual de Acionistas da BASF SE, no Centro de Congressos Rosengarten, em Mannheim, na Alemanha.
Os negócios de químicos compreendem os segmentos Químicos, Produtos de Performance e Materiais & Soluções Funcionais. O ganho operacional (EBIT) antes de itens extraordinários teve um decréscimo de 2%, chegando em €2,1 bilhões, devido aos custos consideravelmente superiores no segmento “Outros”, principalmente devido aos programas de incentivo de longo prazo, fruto do desempenho positivo das ações da BASF.
O EBIT reduziu €226 milhões, para €2,0 bilhões, em comparação com o primeiro trimestre de 2014. Isto porque o primeiro trimestre do ano anterior obteve receitas especiais isentas de impostos devido a venda da participação nos campos de óleo e gás não operados pela BASF no Mar Britânico do Norte. Com €164 milhões negativos, o resultado financeiro foi acima do nível do primeiro trimestre de 2014 (menos €183 milhões).
O lucro antes de impostos e a participação de minoritários diminuiu €207 milhões trimestre a trimestre para €1,8 bilhão. O lucro líquido reduziu €290 milhões, para €1,2 bilhão. O lucro por ação foi de €1,28 no primeiro trimestre, comparado com €1,59 no mesmo período de 2014.
Previsões para 2015
A expectativa da companhia para o ambiente econômico global em 2015 permanece inalterada:
Crescimento do PIB: 2,8%
Crescimento da produção industrial: 3,6%
Crescimento na produção química: 4,2%
Taxa de câmbio média de US$1,20 por Euro
Preço médio anual do óleo de US$60 a US$70 por barril
Em um cenário volátil e desafiador, a BASF espera uma boa performance e um leve aumento de vendas em 2015. Este objetivo será amplamente apoiado pelo aumento das vendas esperado nos segmentos de Materiais & Soluções Funcionais e Produtos de Performance. A BASF deseja aumentar os volumes das vendas como um todo, excluindo os efeitos de aquisições e alienações. EBIT antes de itens extraordinários em 2015 deverão atingir o mesmo nível do ano passado. A empresa prevê grandes contribuições dos negócios de químicos e proteção de cultivos, enquanto os ganhos no segmento de Óleo & Gás devem diminuir consideravelmente devido ao menor preço do petróleo.
Inovações para o futuro
2015 é um ano especial porque a BASF completou 150 anos em 6 de abril. “É uma grande conquista para uma empresa atingir seu 150º aniversário. Isto não seria possível sem nossos colaboradores, que trabalharam pela BASF no passado e trabalham no presente,” explicou Bock.
“Nós continuaremos a pesquisar e desenvolver, uma vez que os desafios decorrentes de uma população crescente estão longe de ser resolvidos, especialmente em energia. Buscamos materiais inteiramente novos para contribuir para uma transição bem-sucedida na matriz energética da Alemanha,” comentou Bock. Como exemplo, citou um refrigerador com uma nova tecnologia que dispensa o uso de um compressor. O resfriamento é gerado por uma bomba de troca de calor, que funciona de acordo com o princípio de refrigeração magnética. A nova tecnologia tem potencial para aumentar a eficiência energética de refrigeradores em até 35%.
Outro campo de pesquisa da BASF é o de materiais de baterias, que permitirá carros elétricos com maior autonomia e custos mais baixos, e componentes de plástico que tornarão carros mais leves, com redução no consumo de combustível. “Há um enorme potencial para nós em pesquisa e desenvolvimento. Em 2015, desejamos ampliar nosso investimento novamente, em particular para expandir nossa pesquisa na Ásia e na América do Norte,” concluiu Bock.