BASF beneficia 15 mil estudantes com projetos sociais

“Estamos compartilhando o conhecimento, nossa maior riqueza. Focamos em programas que despertem o interesse pela ciência e contribuam para o desenvolvimento intelectual e pessoal de crianças e jovens, permitindo a descoberta de novas oportunidades, inclusive de carreira”. A declaração é de Flavia Tozatto, gerente de Sustentabilidade da BASF, sobre as ações educacionais que a empresa desenvolve nas cidades de Guaratinguetá, São Bernardo do Campo e Jacareí, onde atua. As ações beneficiam a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos, com um sistema que acompanha os alunos desde a educação infantil até o ensino médio.

O Projeto Crescer seleciona os alunos de destaque das escolas públicas de Guaratinguetá e São Bernardo do Campo para que sejam preparados para os vestibulinhos das melhores escolas técnicas locais. Anualmente, 110 jovens recebem bolsa de estudos em curso preparatório e fazem parte de um processo de orientação que inclui a participação das famílias. Em 2013, o Projeto teve como resultado a aprovação de 76% dos participantes, sendo que, em Guaratinguetá, a turma foi responsável por ocupar 16% das vagas do Colégio Técnico da Universidade Estadual Paulista (COTEC/UNESP), um dos mais concorridos do País. O trabalho é realizado em parceria com a SBCTrans e as Secretarias municipal e estadual de Educação de Guaratinguetá e São Bernardo do Campo.

No caso do programa Academia de Ciência, o enfoque é bastante diferente, tendo como objetivo despertar o interesse das crianças pelo estudo de ciência, com atividades realizadas dentro da própria sala de aula. Presente em Guaratinguetá e em São Bernardo do Campo, a iniciativa é resultado da parceria com o Instituto Braudel e, no ano passado, beneficiou cerca de 5.000 alunos e mais de 300 professores.

“Os estudantes são estimulados a desenvolver um aprendizado mais profundo em ciência e, são incentivados a aprofundar seus conhecimentos. Em 2013, tivemos um total de 11 alunos medalhistas, por exemplo, na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia e nas Olimpíadas de Astronomia e Matemática.”, explica Norman Gall, diretor do Instituto Fernand Braudel.

Com o ReAção, o intuito é promover a alfabetização científica, melhorando a qualidade do ensino da ciência por meio da capacitação de professores, para que explorem o tema com experiências e oficinas. No último ano, mais de 4.000 alunos fizeram parte deste trabalho, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá e o Instituto Braudel.

Já o Projeto Guri na Roça, conduzido pela ONG Guri na Roça, desde 2.000, tem o papel de formar cidadãos conscientes e solidários por meio de ações que contribuam para a socialização de crianças e jovens, entre 8 e 16 anos, do bairro Veraneio Ijal – que apresenta o menor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH – da cidade da Jacareí, no Vale do Paraíba. Anualmente, 84 alunos participam do programa.

Divulgação BASF
Divulgação BASF