BASF e Epagri lançam novo cultivar de arroz

A empresa química alemã BASF anunciou o lançamento de um novo tipo de arroz irrigado para cultivo.

Desenvolvido em conjunto com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) especialmente para lavouras catarinenses, o cultivar tem elevado potencial de rendimento, estabilidade de produção e é eficiente no combate às infestações de arroz vermelho.

“Para se ter uma ideia, praticamente todas as regiões produtoras de arroz do estado catarinense estão infestadas com arroz vermelho. Sendo assim, vamos realizar reuniões com produtores, além do envio de amostras para a indústria para difundir a cultivar”, afirma Airton Leites, gerente Desenvolvimento de Mercado – Cereais-Sul da BASF.

A nova semente certificada é parte do Sistema de Produção Clearfield da BASF, que visa o manejo de plantas de arroz vermelho combinando-a com o uso do herbicida “Only” e um Programa de Sustentabilidade.

Durante a etapa de testes, foram realizadas pesquisas na Estação Experimental da Epagri de Itajaí, que atualmente concentra um terço das atividades de pesquisa científica da Empresa.

Além disso, os produtores de arroz catarinenses puderam observar in loco o potencial da espécie e agora está sendo realizada multiplicação de sementes em todas as regiões catarinenses de rizicultura, para avaliação de desempenho.

Com a parceria, a BASF e a Epagri pretendem contribuir para o desenvolvimento nacional do cultivo de arroz em lavouras e a expectativa é que, até o fim de 2013, 20% da área semeada com arroz irrigado em Santa Catarina utilize o cultivar.

Divulgação/ Pesagro
Divulgação/ Pesagro