BASF inaugura centro de aplicações no Brasil

A BASF inaugurou, nesta quinta-feira (8), seu primeiro Centro de Aplicações de Nutrição e Saúde na América do Sul. O investimento de mais de € 1 milhão em Jacareí, São Paulo, expande, conforme a empresa, a rede de inovação global da BASF para as indústrias alimentícia e farmacêutica da América do Sul.

“A América do Sul é uma região de grande crescimento, com necessidades específicas. O novo centro de aplicações nos aproxima muito de nossos clientes, além de permitir o desenvolvimento conjunto de produtos para os consumidores locais”, afirma Tatiana Kalman, diretoria de Nutrição e Saúde da BASF para América Latina.

O Centro

Segundo a companhia, o laboratório farmacêutico será especializado no desenvolvimento de formas farmacêuticas sólidas, além de expandir a capacidade global dos laboratórios da BASF para o continente. “Hoje mais de 80% dos projetos de desenvolvimentos farmacêuticos da BASF envolvem a cooperação direta com nossos clientes, de maneira adaptada às características e necessidades específicas de suas formulações. O laboratório fortalecerá nosso serviço técnico ao cliente no mercado sul-americano”, diz Fernanda Furlan, gerente de Ingredientes Farmacêuticos da BASF para América do Sul.

“Em nosso novo laboratório farmacêutico em Jacareí, nós reunimos nossa expertise única em manipular química e fisicamente insumos farmacêuticos, via nosso portfólio de excipientes e princípios ativos de alta qualidade aliado a nossa experiência em desenvolvimento farmacotécnico”, acrescenta.

De acordo com a BASF, o novo laboratório farmacêutico ajuda a encontrar soluções inovadoras e efetivas para os desafios dos clientes da região, como solubilização, revestimento, otimização e redução da variabilidade produtiva. “Além de equipamentos de ponta para fabricação de comprimidos em escala laboratorial com fácil e rápida transferência para escala industrial, o laboratório oferecerá acesso à inovadora tecnologia Hot-Melt-Extrusion, que é altamente interessante por seu potencial de aumentar a biodisponibilidade dos ativos farmacêuticos de baixa solubilidade”, afirma a empresa em comunicado.

Cozinha laboratório

A BASF destaca que a “Cozinha Newtrition”, instalada no local, será focada no setor latino-americano de panificação, biscoitos e confeitaria. Será um espaço para desenvolver tecnologias e protótipos alimentares junto com os clientes. Conforme a empresa, técnicos especializados se concentrarão na melhoria dos processos, aplicação de ingredientes nutricionais e de performance, análise sensorial (sabor e aparência) e validade. “A alimentação é cultura e a cultura é local: uma estratégia central para o conceito Newtrition. A cozinha será uma oportunidade de ver, aprender, sentir e entender a diferença e o valor dos ingredientes da BASF para os produtos locais”, diz Cláudio Tacconi, gerente de Nutrição Humana da BASF para a América Latina.
 

Divulgação BASF
Divulgação BASF