BASF inaugura centro de tecnologia de sementes


A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF inaugurou na quinta-feira (2), em Santo Antonio de Posse (região metropolitana de Campinas/SP), seu novo Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes.



Segundo a companhia de origem alemã, o complexo conta com maquinário de última geração para o tratamento de sementes e vai contribuir no desenvolvimento de produtos e tecnologias que atendam às necessidades da agricultura brasileira, bem como na prestação de serviços voltados à cadeia de valor sementeira, por meio de capacitação, treinamentos, workshops e dias de campo.



“Trabalharemos com o desenvolvimento de novos produtos para atender às necessidades das empresas de sementes. Os principais cultivos a serem analisados são soja, milho, algodão, feijão, trigo, cevada, girassol, canola, sorgo e amendoim”, explica o diretor de pesquisa e desenvolvimento da BASF da Unidade de Proteção de Cultivos para a América Latina, Leandro Martins.



O vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina e de Sustentabilidade para a América do Sul, Eduardo Leduc, destaca que a inovação tecnológica faz parte da estratégia da companhia: “Somente em 2011, a BASF investiu cerca de US$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, e a maior porcentagem deste valor total (cerca de 26%) foram destinados exclusivamente ao negócio de proteção de cultivos. O novo centro recebeu um aporte de aproximadamente US$ 2,5 milhões, um montante considerável quando falamos de pesquisa agrícola no Brasil”.



Na ocasião foi anunciada também a compra de um terreno de 50 hectares ao lado da Estação Experimental em Santo Antônio de Posse, totalizando uma área de 106 hectares, para a expansão das atividades nos próximos anos. Com o aumento de área, cresceu também o número de colaboradores no local – até o fim de 2013 a BASF planeja contar com mais de 60 profissionais altamente qualificados na Estação.

CCommons/Secretaria da Agricultura de São Paulo
CCommons/Secretaria da Agricultura de São Paulo