A BASF ambiciona, até o ano de 2020, atingir a meta de € 6 bilhões em vendas globais com seu negócio de Proteção de Cultivos. Para isso, a empresa química de origem alemã aposta em mercados emergentes, como a América Latina e Ásia, tidos como principais impulsionadores do crescimento nesse segmento.
Somente para a região asiática, a estimativa de crescimento para os próximos nove anos é de € 600 milhões, totalizando vendas de até €1 bilhão no período de 2010 a 2020. A empresa aponta a Índia como novo mercado estratégico na região, devido ao seu recente sucesso comercial e potencial de crescimento.
Com vendas na casa dos € 4 milhões em 2010, dos quais mais de 25% são provenientes das regiões América Latina, África e Oriente Médio, a Divisão de Proteção de Cultivos da BASF é uma das líderes mundiais em defensivos agrícolas.
Sustentabilidade
Em seu relatório de progresso, a BASF apontou os destaques de sua estratégia integrada para a sustentabilidade agrícola. Entre eles, estão a validação do novo método para a avaliação comparativa da sustentabilidade na agricultura, o AgBalanceTM, e a criação de um novo pilar de negócio, o Functional Crop Care, responsável pelo desenvolvimento de soluções para um melhor gerenciamento de recursos e controle de estresse vegetal.
Além disso, a empresa anunciou o lançamento de soluções integradas às necessidades dos produtores agrícolas e uma atualização acerca dos lançamentos para biotecnologia vegetal.
“Nossa nova abordagem estratégica está focada nos desafios complexos que os produtores agrícolas enfrentam. Oferece, por um lado, soluções integradas para uma maior produtividade e lucratividade e, por outro, uma compatibilidade socioambiental,” disse Stefan Marcinowski, Membro da Junta Diretiva. “As soluções são fruto das linhas de produtos para proteção de cultivos e biotecnologia vegetal.”
Destaques
Unidade de Sustentabilidade e Product Stewardship
Já em 2009, a BASF criou a unidade mundial responsável por desenvolver e manter uma rede global capaz de transmitir os conceitos de sustentabilidade e product stewardship (área de gerenciamento ético e responsável de produtos) por toda a organização. Além de integrá-lo às atividades comerciais da BASF, a equipe desta unidade tem a tarefa de difundir o AgBalanceTM, através do desenvolvimento de estudos iniciais em conjunto com colaboradores regionais e parceiros de negócios.
AgBalanceTM
O AgBalanceTM é uma análise de ciclo de vida comparativa que permite avaliar a sustentabilidade em três dimensões: economia, ecologia e sociedade e dessa forma, calcular cenários e oferecer potenciais soluções para aumentar o grau de sustentabilidade na lavoura. Esse método holístico de avaliação da sustentabilidade agrícola, desenvolvido pela BASF, recebeu validações independentes de três agências mundialmente especializadas: TÜV SÜD, DNV Business Assurance e NSF International.
Functional Crop Care
Com seu novo pilar Functional Crop Care, a BASF visa ampliar o foco de soluções para além dos defensivos agrícolas. Nesta unidade, a empresa planeja desenvolver novas e melhores formas de ajudar produtores agrícolas na gestão de recursos e redução do estresse de cultivos, atingindo assim um aumento da produtividade e da sustentabilidade agrícola.
A nova unidade mundial, fundamentada no trabalho pioneiro da BASF na área de AgCelence®, se concentra em três principais grupos de produtos: AgCelence®, gerenciamento de água e de nitrogênio. As novas tecnologias provenientes dessa área ajudarão, por exemplo, a melhor absorção de nutrientes e água pelos cultivos, reduzindo assim o estresse vegetal durante a seca ou o calor. A BASF estima que as soluções inovadoras da nova unidade deem uma contribuição positiva à lucratividade da empresa a partir de 2015.