O suporte do painel de controle dianteiro do novo Golf 7, da Volkswagen, é feito totalmente de plástico, sem o reforço de metal. Segundo a BASF, que desenvolveu a peça, isto foi possível graças a uma poliamida altamente reforçada e a um software que elabora cálculos e simulações. As peças anteriormente feitas de placas de aço foram eliminadas, reduzindo significativamente o peso do módulo dianteiro em comparação ao do modelo anterior, o que resultou na queda do tempo de montagem e, consequentemente, dos custos.
De acordo com a BASF, além do espaço limitado para o processo de instalação, os requisitos para que a peça seja toda em plástico incluem aspectos bastante desafiadores: entre eles, a possível falha no trinco do capô, na qual a abertura e o fechamento incorretos do capô são simulados e testados sob as condições mais rigorosas. Ao mesmo tempo, o comportamento de rigidez e vibração do sistema que compreende a saída dianteira e o radiador foi otimizado a partir de análises CAE (análise computacional) e validado em um teste de vibração real.
Especial atenção foi dedicada, conforme a companhia, aos sensores de colisão acoplados à parte dianteira. Os sensores garantem o acionamento do airbag no momento exato em caso de colisão frontal. Para isso, a peça plástica deve apresentar uma rigidez dinâmica em um local definido e atender aos requisitos de aceleração determinados pela montadora. Durante um teste real, a resposta da vibração da peça correspondeu exatamente ao que foi projetado e previsto pelo simulador da BASF: o suporte do painel de controle dianteiro feito com a poliamida altamente reforçada da companhia transmite o sinal de colisão corretamente.