No European Color Report for Automotive OEM Coating da BASF, a divisão de Tintas da empresa – a BASF Coatings – apresentou a distribuição de cores para 2015. A companhia fornece a comprovação detalhada para as cores favoritas dos consumidores. Por exemplo, o relatório mostra que existem diferenças entre os segmentos automotivos individuais em relação à cor. Quanto menor o carro, mais ampla a gama de cores, enquanto carros maiores apresentam efeitos especiais com mais frequência.
Em toda a Europa, o branco é a cor mais comum usada para acabamentos automotivos. Desde 2007, a porcentagem de veículos brancos aumentou continuamente e agora está em 30%. Juntamente com preto, cinza e prata, estes acabamentos “uncolorful” (sem cor) representam mais de 75% das cores usadas por carros novos.
Segundo a BASF, enquanto a utilização desta escala de cor se manteve constante nos últimos anos, alterações consideráveis têm evoluído entre as cores cromáticas. Nesta área, o azul destaca-se como a cor mais popular nas estradas da Europa, e isto é verdade para todos os tipos de carros. Vermelho e marrom também são frequentemente representados – o marrom especialmente popular para SUVs e o vermelho para carros de pequeno e médio porte.
Mas as cores não são a única maneira para as pessoas se expressarem; efeitos especiais oferecem outra opção: cores acromáticas como preto, prata e branco, em particular, desenvolvem um comportamento de cores completamente individual por meio de efeitos especiais direcionados.
“A interação orientada entre a cor e os efeitos especiais está fazendo cores automotivas mais complexas e multifacetadas. Este desenvolvimento vai continuar a nos acompanhar durante alguns anos. Ainda não esgotamos as possibilidades na paleta de efeitos especiais”, aponta Mark Gutjahr, chefe da Automotive OEM Color Design na BASF Europa.
Em 2015, mais da metade de todos os carros em toda a Europa foram revestidos com tintas de luxo, com efeitos metálicos e 16% com efeitos de pérola destacados. Quase um em cada três carros tem um acabamento sólido puro, principalmente carros pequenos.
Com a análise da distribuição de cor atual no mercado automotivo europeu, o relatório da BASF complementa os fatos contidos na coleção Color Trend publicado anualmente pela divisão de Tintas da BASF. Enquanto a coleção tendência fornece uma visão sobre as
áreas de cores que irão desempenhar um papel para os carros no futuro, o relatório reflete o desenvolvimento do mercado e resume o status quo.
Foto: CC/Flickr/a loves dc