BASF realiza treinamento na África

A alemã BASF, o Conselho Internacional de Associações Químicas (ICCA), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), e outras empresas do setor químico querem melhorar a segurança do transporte químico na África. O Projeto “Promovendo a Gestão de Segurança Química da Região Africana” tem duração de dois anos.

Segundo a iniciativa, os produtos químicos chegam a Mombasa (Quênia) por navios, e em seguida, são carregados em caminhões para a conexão com a África Oriental e Central. O porto de Tema, em Gama, fornece para a África Ocidental. O manuseio de produtos químicos nos portos é muito importante para melhorar a segurança no transporte. Por isso, o ICCA, UNEP e outras indústrias químicas realizaram, em parceria com autoridades e empresas de logística, um treinamento sobre como manusear produtos químicos de maneira segura e como agir em situações de emergência.

Vazamentos de produtos ou incêndios devido ao transporte ou armazenamento impróprio podem representar um perigo. Juntamente com as autoridades do porto, os especialistas do departamento de incêndio da BASF elaboraram medidas a serem tomadas em casos de emergência e definiram quem são os responsáveis por cada tarefa, além do que precisa ser feito para que essas situações possam ser evitadas.

“Esses treinamentos têm nos mostrado que a preparação para emergências precisa ser melhorada e as competências necessárias devem ser desenvolvidas”, comenta Anna Hitschler, gerente do projeto e de Segurança de Produto da BASF.

Com o objetivo de difundir esse conhecimento, o projeto fornece material didático sobre o manuseio seguro nos idiomas inglês e francês, e também está disponível online. Além disso, um “mapeamento de risco” está em andamento, que reúne informações disponibilizadas pelas autoridades africanas.

“Nós combinamos as estatísticas de acidentes com dados sobre as mais importantes vias nas quais os produtos estão sendo transportados. De acordo com nossa experiência, todos os dados foram colhidos, porém ainda não estão conectados”, explica Hitschler.

De acordo com o projeto, ao combinar os dados, os potenciais locais de acidente podem ser previstos e a orientação para os transportadores pode ser devidamente dada. Se, por exemplo, acontecer um acidente em uma das principais rotas de transporte próxima a um reservatório de água de uma comunidade local, o projeto irá elaborar algumas recomendações para prevenir novos acidentes semelhantes.

O projeto é financiado pelo ICCA pelo período de dois anos por cerca de US$300.000 e é apoiado localmente pelo UNEP. Em parceria com o ICCA, a BASF é responsável pelo projeto e os especialistas da matriz de Ludwigshafen estão treinando autoridades e outras empresas no Quênia.

O projeto “Promovendo a Gestão de Segurança Química da Região Africana” faz parte da “Atuação Responsável” da indústria química. A iniciativa visa melhorar continuamente as questões da indústria química, como meio ambiente, saúde e segurança, bem como um diálogo transparente com as diferentes partes interessadas.

Divulgação BASF
Divulgação BASF