BASF reestrutura áreas de negócios

A BASF anunciou que combinou seus negócios de soluções para tratamento de água e soluções para campos petrolíferos e mineração em 1º de abril de 2013 a fim de aumentar a eficiência e apoiar suas estratégias de crescimento. A nova unidade de negócios global está localizada em Ludwigshafen, Alemanha.

“Ao combinar os pontos fortes destes negócios, estimulando nossa abordagem de mercado focado e, ao mesmo tempo, aumentando a excelência operacional e de inovação, nós estamos em uma boa posição para desenvolver soluções inovadoras para as indústrias de tratamento de água, campos de petróleo e mineração”, disse Hans W. Reiners, presidente da Divisão de Químicos de Performance da BASF.

De acordo com comunicado da empresa, a BASF oferece uma ampla gama de produtos para os principais processos de tratamento de água industrial e municipal, produtos para a perfuração e o acabamento de poços de petróleo e reagentes de processamento de minerais para a indústria de mineração. Todos os três negócios incluem partes da cadeia de valor de poliacrilamida (PAM). “Com a combinação desses negócios, a BASF está adotando várias medidas para aumentar a eficiência e a excelência operacional em seus processos de PAM. Investimentos significativos estão planejados para melhorar o desempenho de plantas de produção existentes, criar capacidade adicional, fortalecer os esforços de P&D e estabelecer um novo processo de bio-acrilamida para favorecer a otimização de custos”, diz o comunicado.

As medidas tomadas para aumentar a eficiência

A BASF divulgou que, como parte de seu programa de melhoria operacional em todo o mundo para o seu negócio de soluções para tratamento de água, espera reduzir sua força de trabalho em cerca de 215 posições em todo o mundo. A maioria das medidas planejadas ocorrerá em Bradford e Grimsby, localidades do Reino Unido. “As abrangentes medidas planejadas são necessárias para alcançar a competitividade de custo. Estes esforços serão apoiados por investimentos consideráveis ??em novas tecnologias na Europa, assim como na América do Norte e em P&D [Pesquisa e Desenvolvimento]”, disse Reiners. A BASF espera concluir as medidas previstas até o final de 2015.

De acordo com a empresa, dentro da futura configuração, a linha de produtos de PAM e as respectivas operações serão geridas em conjunto para todos os três negócios seguindo uma estratégia integrada de PAM, que abrange PAM catiônica e aniônica, a fim de gerar um valor adicional. O negócio de soluções para tratamento de água, no futuro, será totalmente concentrado no fornecimento de soluções químicas inovadoras para o mercado de água.

 

Divulgação BASF
Divulgação BASF