A alemã BASF registrou em 2010 vendas de € 63.873 milhões e alcançou o seu melhor o melhor ano na América do Sul, região onde conseguiu superar suas expectativas de crescimento.
No Brasil, o setor químico, mais precisamente o segmento de tintas e vernizes, foram os que mais impulsionam o crescimento da empresa. Uma série de investimentos em produtividade, qualificação de pessoal e, principalmente, em inovação garantiram à empresa o segundo lugar no ranking As Empresas Mais Inovadoras do Brasil 2010, da revista Época Negócios. Além disso, a marca Suvinil, a qual tem 66% de suas vendas provenientes de produtos recém-lançados, foi eleita a melhor na categoria Suporte à Inovação e alcançou, com o lançamento de novos produtos, a liderança em segmentos do mercado, como por exemplo, da construção civil.
Já no mercado de tintas automobilísticas e de repintura, a empresa obteve o melhor desempenho dos últimos vinte anos, acompanhando o crescimento nas vendas de veículos na região e devido ao fortalecimento das parcerias com montadoras.
Mundialmente, a BASF fez investimentos de cerca de € 1,5 milhão em pesquisa e desenvolvimento. No País, a companhia investiu principalmente na reformulação de processos e aquisição de novas máquinas, o resultou no aumento de 40% da produção de tintas.
Até 2013 deverão ser investidos até R$ 50 milhões na modernização das instalações e o aumento na capacidade produtiva do Complexo de Tintas e Vernizes, em São Bernardo do Campo.