Basf venderá ativos de fertilizantes para a Bélgica

A Basf, companhia alemã do setor químico, informou hoje a assinatura de contrato com a empresa russa EuroChem, para comercializar ativos de fertilizantes na Bélgica e na França.



A EuroChem comprará 100% das operações da Basf na cidade de Antuérpia, na Bélgica, e 50% de sua participação na PEC-Rhin, joint venture constituída com a GPN, uma subsidiária do grupo francês Total, em Ottmarsheim, na França.



Cerca de 330 funcionários serão transferidos para a nova fábrica adquirida pela EuroChem na Antuérpia. As atividades na França serão realizadas posteriormente.



O custo da aquisição gira em torno de € 700 milhões, mas ainda está sujeito à aprovação de certas condições por parte das empresas envolvidas, que esperam concluir as negociações até o primeiro trimestre de 2012.

Segundo a Basf, os ativos somam uma capacidade anual de produção de quase 2,5 milhões de toneladas de insumos, o que corresponde a menos de 1% das vendas totais da companhia alemã.

 Em um comunicado à imprensa, o chefe-executivo da companhia russa, Dmitry Strezhnev, afirma que “a aquisição do complexo de fertilizantes da Basf na Antuérpia é um importante marco na estratégia de crescimento da EuroChem para maximizar sua exposição ao mercado europeu".

Basf
Basf