Bayer adquire negócio de Consumer Care


A alemã Bayer concluiu no início de outubro a aquisição do negócio de Consumer Care, do grupo farmacêutico americano Merck & Co., Inc.. A empresa pagou um valor de US$ 14,2 bilhões, exceto uma quantia de contingência a ser paga após as aprovações antitruste pendentes no México e na Coreia do Sul. A nova estrutura de negócios é liderada por Erica Mann, integrante do Comitê Executivo da Bayer HealthCare e responsável pela unidade de Consumer Care da Bayer.


“Esta aquisição é um marco para a empresa e pretendemos continuar a expansão de nosso atraente negócio de medicamentos isentos de prescrição (MIPs), tanto por meio do crescimento orgânico como por eventuais aquisições no setor”, explicou Marijn Dekkers, o CEO da Bayer.


De acordo com a companhia alemã, a aquisição reforça significativamente os negócios de medicamentos isentos de prescrição da Bayer em diversas categorias terapêuticas e geográficas. O faturamento pró-forma dos negócios combinados chegaram a US$ 7,4 bilhões (EUR 5,5 bilhões) em 2013, com o negócio da Merck & Co., Inc. contribuindo com aproximadamente US$ 2,2 bilhões. A aquisição dará à empresa a segunda posição global em medicamentos isentos de prescrição – atrás dos negócios OTC combinados da Novartis e da GlaxoSmithKline, que se unirão em uma joint venture anunciada para 2015, e à frente da Johnson & Johnson, líder global anterior do setor.


O negócio de Consumer Care adquirido da Merck & Co., Inc. é composto principalmente de produtos nas categorias de gripe, resfriados, alergias e sinusite; dermatologia (incluindo proteção solar); saúde dos pés; e gastrointestinais. As marcas mais importantes são Claritin (antialérgico), Coppertone (protetor solar), MiraLAX (gastrointestinal), Afrin (resfriado) e – nas Américas Latina e do Norte – Dr. Scholl’s (saúde dos pés). Estas marcas complementam o portfólio de Consumer Care existente da Bayer, que inclui marcas como Aspirina e Flanax, na categoria de analgésicos, produtos dermatológicos como Canesten e Bepantol, marcas nutricionais, como Supradyn, Redoxon e Redoxitos, entre outros.


O valor de aquisição de US$ 14,2 bilhões inclui um pagamento associado às vendas de Claritin e Afrin em alguns países, onde esses produtos ainda são vendidos apenas sob prescrição médica.


A Bayer espera também que a integração dos negócios gere sinergias significativas para a redução de custos, em especial nas despesas com marketing e custo das mercadorias, de aproximadamente US$ 200 milhões por ano até 2017. As sinergias também favorecerão o crescimento de receita, que deverá chegar a cerca de US$ 400 milhões até 2017, a partir do aumento da presença comercial e a alavancagem da infraestrutura da Bayer nas regiões de principal crescimento para a implantação de marcas Merck fora dos EUA. A empresa prevê custos pontuais de aproximadamente US$ 500 milhões para a execução da operação e combinação dos negócios, principalmente em 2014/2015. A aquisição deve produzir uma contribuição positiva de 2% para lucros básicos por ação já no primeiro ano após o fechamento.


A aquisição foi financiada com um empréstimo ponte, com parte já resgatada com dois títulos híbridos no montante de 3,25 bilhões de euros. A Bayer planeja emitir bônus adicionais para obter mais financiamento no mercado de capitais. 


Integração


Cerca de 2 mil colaboradores da Merck & Co., Inc. e 8,8 mil da Bayer devem trabalhar em conjunto na unidade de Consumer Care da Bayer. “Nosso objetivo é combinar as melhores pessoas e capacidades de ambas as organizações”, afirma Mann. A equipe de gestão dos negócios incorporados estará localizada nos sites existentes da Bayer em Whippany (Nova Jersey, nos Estados Unidos), Basileia (Suíça), Xangai (China), Leverkusen (Alemanha) e em Cingapura.


 

Divulgação Bayer
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