A Bayer anunciou, nesta terça-feira (6), a compra da divisão de produtos de consumo da companhia farmacêutica norte-americana Merck, por US$ 14,2 bilhões. “Essa aquisição é um marco em nosso caminho para a liderança global no atrativo mercado de medicamentos isentos de prescrição (MIPs)”, disse o CEO da Bayer, Marijn Dekkers.
De acordo com a empresa, a aquisição dará à Bayer a segunda posição no segmento de MIPs e aumentará seu alcance em diversos locais e categorias de medicamentos. A divisão de produtos de consumo da Merck inclui produtos como o Claritin e o Coppertone e a marca Dr. Scholl. As vendas conjuntas das divisões das duas empresas em 2013 perfazem US$ 7,4 bilhões, sendo que a contribuição da Merck nesse total é de US$ 2,2 bilhões.
“Com essa transação, estamos adquirindo marcas líderes de produtos que farão da Bayer a número um em MIPs nas Américas do Norte e Latina e também nos colocarão entre as primeiras posições em categorias-chaves de MIPs globalmente”, afirmou o CEO da Bayer HealthCare, Olivier Brandicourt. Após a conclusão da compra, espera-se que a Bayer alcance posições de liderança em medicamentos dermatológicos e gastrintestinais, duas das mais importantes categorias de MIPs, e avance para o segundo lugar em medicamentos para resfriados, alergias, sinusite e gripe. A empresa manterá a segunda posição na categoria nutricional e a terceira na de analgésicos.
A transação ainda será submetida à aprovação das autoridades antitruste competentes, e espera-se que esteja concluída no segundo semestre do ano.