Bayer comemora 150 anos em 2013

“O que começou como uma pequena mas inovadora fábrica de corantes no distrito de Barmen, em Wuppertal (Alemanha), transformou-se em uma empresa global com mais de 110 mil funcionários. Nos últimos 150 anos, as descobertas da Bayer ajudaram a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa forte tradição também define os nossos compromissos com o futuro, totalmente em linha com a missão da Bayer: Science for a better life". A declaração é do CEO da empresa, Marijn Dekkers, ao comentar a programação de eventos que, ao longo de 2013, festejarão o um século e meio de existência da companhia. “A longa e bem-sucedida história da Bayer revela uma empresa que sempre esteve envolvida com novas descobertas”, afirmou Dekkers.

Continuidade com mudanças e renovação

Fundada  como "Friedr. Bayer & Cia.", em 1º de agosto de 1863, por Friedrich Bayer e Johann Friedrich , a produção inicial da empresa concentrava-se em corantes sintéticos, mas seu leque de produtos logo foi ampliado. Em 1881, adotando novos estatutos, transformou-se  em uma sociedade anonima, a  "Farbenfabriken von Friedr Bayer & Co.”  Iniciou, então, a transformação que a tornaria  uma empresa química internacional.  No transcurso dessa  expansão, a Bayer  transferiu-se, em 1912, de Barmen para Leverkusen. Em 1925, depois da 1ª  Guerra Mundial,  passou a ser  parte da IG Farbenindustrie.  Em 1951, restabeleceu-se como uma empresa independente  com o nome de  "Farbenfabriken Bayer AG".

A partir de 1988, quando comemorou 125 anos, começou um forte ciclo de mudanças. Primeiro, a decisão foi priorizar as suas áreas básicas (core business), o que levou  à venda, em 1999, da Agfa, sua  subsidiária. Em 2005, a companhia desmembrou  os negócios dos setores de química  tradicional, agrupando-os em uma nova empresa, a  Lanxess. Simultâneamente, as áreas  de  cuidados com a  saúde e  agricultura   foram  ampliadas por meio de duas importantes aquisições:  a Aventis CropScience (2001) e a Schering AG (2006). " A Bayer, graças à sua força inovadora e à sua capacidade de constante adaptação  às mudanças do mercado,  ocupa, agora,  posições de liderança em todas as suas áreas de negócio", diz Dekkers.

Destaques que têm história

A Aspirina, lançada em 1899 e que, até os dias de hoje, se mantém como um dos mais importantes produtos da companhia, é um exemplo da atuação da Bayer. Durante décadas, os seus pesquisadores desenvolveram princípios ativos pioneiros para o tratamento de infecções, doenças tropicais e cardiovasculares. Atualmente, a pesquisa farmacêutica da Bayer Health Care concentra-se nos campos da cardiologia, hematologia, oncologia e saúde da mulher, assim como diagnósticos  por imagens.

Outro foco das atividades da companhia é a agricultura. Quando a Bayer, em 1892, lançou no mercado o Antinonnin, o primeiro inseticida sintético do mundo, esse acontecimento representou o início de uma história de bons resultados. Hoje, a Bayer CropScience é  líder global nesse setor. O seu sucesso é baseado em inovações, não somente na proteção química e biológica das culturas com soluções sustentáveis, mas também na alta qualidade das sementes.

No setor de materiais de alto desempenho, os poliuretanos para espumas descobertos em 1930 e o policarbonato de alto desempenho (Makrolon®), patenteado em 1953, são a base para outra ampla frente de variadas aplicações. Atualmente, os produtos da Bayer Material Science dão uma importante contribuição à conservação de recursos fósseis. Poliuretanos, por exemplo, são usados para isolar edifícios e assim reduzir o consumo de energia necessária para aquecimento ou para refrigeração. Materiais leves ajudam a reduzir o peso dos carros e, consequentemente, diminuir o consumo de combustível.  Já o desenvolvimento de revestimentos de poliuretano permite que o brilho nos carros, navios, trens e turbinas e tantos outros equipamentos, permaneça inalterado, resistindo a chuvas, neve, vento e trovoadas.

Comemorações

Ao longo de 2013, a companhia festejará os seus 150 anos com muito empenho. “Vamos aproveitar essa data para tornar o nome da Bayer ainda mais conhecido no mundo”, diz Michael Schade, responsável pela Comunicação Corporativa da empresa.

Um dos projetos é uma exposição itinerante que vai mostrar tópicos relacionados a cuidados com a saúde, agricultura e materiais de alta performance. Um avião também cruzará os céus de muitas cidades, exibindo o logo da empresa. Além disso, várias publicações serão editadas com informações detalhadas e, por vezes, surpreendentes sobre a empresa.

Divulgação Bayer
Divulgação Bayer