Bayer inaugura ponte móvel em São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o presidente da Bayer no Brasil, Theo van der Loo, inauguraram nesta terça-feira (17) a ponte móvel que liga o bairro do Socorro à estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô, na zona sul da capital paulista. A cerimônia aconteceu na própria ponte, localizada na confluência do rio Pinheiros com o canal Guarapiranga. Na ocasião também foi inaugurada a Ciclovia do Trabalhador, ligando a Ponte do Socorro até a Ponte João Dias. O acesso à ciclovia se dará a partir de três pontos: pela entrada ao lado da ponte do Socorro, pela estação Santo Amaro da CPTM e do Metrô e junto à ponte João Dias.

De acordo com a companhia alemã, além de beneficiar mais de 15 mil pessoas diariamente, a nova ponte torna possível a implantação da ciclovia na margem oeste do rio Pinheiros, contribuindo assim para aumentar a qualidade de vida da população. Somando-se a população que vai ser beneficiada com a construção da ponte e com a entrega da Ciclovia do Trabalhador, estima-se que 300 mil pessoas serão positivamente impactadas.

A ponte foi inteiramente custeada pela Bayer, um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. “O Grupo Bayer é comprometido com os princípios de desenvolvimento sustentável e com o seu papel de empresa cidadã ética e socialmente responsável. E esse projeto alia exatamente esses dois valores. A ponte ajudará a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera paulistana em 300 toneladas por ano”, reforça Theo van der Loo. “Para nós é uma honra que a ponte seja inaugurada em 2013, quando completamos nosso aniversário de 150 anos no mundo e de 117 no Brasil”, comemora.

A implantação da ciclovia entre a entrada do Pomar Urbano (próximo à Ponte João Dias) e a ponte do Socorro foi executada pela EMAE, com investimentos de R$1,7 milhão, recurso do governo do Estado de São Paulo, repassado por meio de um convênio com a Secretaria de Energia.

Os arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote foram os responsáveis pelo projeto de arquitetura, que tem como inspiração as formas de uma vitória-régia, e teve a construção iniciada em dezembro do ano passado. Nas proximidades da ponte, a Bayer está construindo também o EcoComercial Building (ECB), edifício ecológico comercial, projeto desenhado pelos mesmos arquitetos, ao lado do Projeto Pomar.
 

Divulgação Bayer
Divulgação Bayer