Beiersdorf reforça regionalização


O Grupo Beiersdorf, detentor da marca Nivea de cosméticos e produtos para higiene, está promovendo realinhamentos em sua estrutura para intensificar o seu foco em mercados regionais. Em uma reunião na Alemanha, em novembro, os executivos do grupo definiram os últimos passos de uma estratégia global iniciada no começo desse ano, que também procura melhorar processos e alcançar uma redução de custos de € 90 milhões a partir de 2014.



As medidas devem ser concluídas até a metade de 2012 e envolvem processos de descentralização de decisões e fortalecimento das unidades regionais. Assim, a matriz em Hamburgo ficará concentrada em estratégias globais e também sofrerá reestruturações.



Segundo o presidente do Grupo, Thomas-B. Quaas, as ações adotadas neste momento “reforçarão a rentabilidade e competitividade futuras da Beiersdorf”. "Temos trabalhado intensamente para implementar o pacote de medidas e investimentos anunciados em dezembro de 2010. Até o momento, nos concentramos em investir na marca NIVEA, no ano de seu 100 º aniversário.  Agora, nessa fase final da estratégia, temos um aumento significativo do papel desempenhado pelas regiões, que dará maior liberdade e flexibilidade, permitindo reações rápidas ao consumidor local e às exigências do mercado. Para isso, teremos que realinhar nossas estruturas e processos empresariais”, comentou.



O realinhamento também se refletirá em corte de pessoal. Segundo a companhia, cerca de 1 mil funcionários em todo o mundo serão afetados, 230 deles na Alemanha.



Os negócios da companhia na China, um dos mercados considerados centrais, passaram por um redesenho em 2011, focando no segmento de cuidados com a pele. Agora, a região também receberá investimentos destinados ao negócio de cuidados para cabelos.

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