Bertelsmann e Pearson concluem fusão editorial

Os grupos editoriais alemão Bertelsmann e inglês Pearson concluíram a fusão de duas de suas maiores editoras, formando a Penguin Random House, segundo anúncio feito no final do ano passado, em que a Bertelsmann tem 53% e a Pearson, 47%. A nova editora abrangerá todas as divisões de publicação e impressão da Penguin e da Random House nos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Índia, Espanha e América Latina (Random House), Ásia e África do Sul (Penguin).

Markus Dohle, anteriormente presidente e chefe executivo da Random House desde junho de 2008, assume a presidência da nova editora, e John Makinson, que encabeçou o Grupo Penguin desde 2002, assume o conselho administrativo.

Com a sede mundial da empresa em Nova Iorque, estima-se que a nova editora empregará mais de 10.000 funcionários nas 250 divisões de impressão ao redor do mundo, e terá um rendimento anual de aproximadamente €3 bilhões. A editora de língua alemã Verlagsgruppe Random House, com sede em Munique, permanecerá na Bertelsmann, fora da nova empresa, e continuará sob a direção de Dohle.  

“Ser escolhido para liderar essa união histórica entre a Random House e a Penguin é um grande privilégio. Estamos unindo duas das maiores líderes de publicação do mundo, com habilidades e especialidades que se complementam, ambas excepcionais em criatividade e recordes comerciais, apaixonadas pela publicação dos melhores livros, e com duas grandes tradições, a partir das quais a nova empresa evoluirá e desenvolverá sua própria cultura – visando o melhor interesse do público leitor, que se beneficiará da qualidade e enorme variedade de livros que serão publicados”, afirma o CEO da Penguin-Random House.

 

Divulgação Bertelsmann
Divulgação Bertelsmann