Bertelsmann: maiores receita e resultado em anos


O grupo internacional de mídia e serviços Bertelsmann registrou em 2014 o maior crescimento de receitas e resultado operacional dos últimos sete anos, enquanto os investimentos da companhia continuaram crescendo em três setores: mídias internacionais, serviços e educação (com destaque para o Brasil, neste último segmento).


Eles melhoraram o perfil de crescimento da companhia, que expandiu seus negócios na área digital e também sua presença internacional com o aporte no BR Education Ventures, primeiro fundo de venture capital no Brasil com foco em tecnologias educacionais, além da aquisição do provedor de e-learning Relias Learning nos Estados Unidos e de participações majoritárias na produtora de vídeo SpotXchange e na rede de multicanal StyleHaul.


As receitas de operações contínuas cresceram 3,1%, para € 16,7 bilhões no ano passado, enquanto em 2013 as receitas somaram € 16,2 bilhões. Os principais responsáveis por esse aumento foram transações estratégicas. Entre elas, a fusão dos grupos editoriais Penguin e Random House, seguida da aquisição da Editora Objetiva e de 45% da Companhia das Letras, no Brasil. Somam-se à aquisição da empresa de direitos musicais BMG e à expansão dos serviços financeiros e de comércio eletrônico da Arvato. A redução da escala de negócios estruturais, em parte, foi recompensada por esse crescimento das receitas operacionais.


Thomas Rabe, presidente e CEO do grupo Bertelsmann, disse que 2014 foi um ano gratificante. “Nossa receita foi a mais alta em sete anos. O mesmo vale para o nosso resultado operacional, um dos melhores da história da Bertelsmann. A implementação da nossa estratégia está valendo a pena! Mais uma vez fizemos uma série de grandes avanços durante o ano passado. Aumentamos significativamente nossas atividades em áreas de alto crescimento, ampliando ainda mais a diversidade global exclusiva de nossas atividades e serviços criativos, e ao mesmo tempo eliminamos as que estão em declínio estrutural. Esta transformação ao longo dos últimos anos tem melhorado significativamente o perfil de expansão da empresa. Desde 2012, temos investido mais de € 2 bilhões em negócios de crescimento. Vamos manter esse ritmo acelerado e continuar a investir na expansão de negócios existentes e na construção de novos nos próximos anos. Os contornos da nova Bertelsmann já são claramente visíveis – crescendo mais rápido, mais digital e mais internacional do que antes”, explicou Rabe.


 


Expansão em mercados emergentes


Ao implementar com sucesso sua estratégia de expansão, a Bertelsmann aumentou a contribuição das receitas das empresas de alto crescimento em 27% em 2014 (em 2011 a alta foi de 22%). Nesses três anos, a parcela da receita das empresas estruturalmente em declínio caiu de 15% para 10%. No médio prazo, a previsão é que as empresas em crescimento sejam responsáveis por 40% da receita de todo o grupo, e as em declínio, 5%.


Thomas Rabe enfatizou que em 2014 e nos primeiros meses de 2015, a Bertelsmann deu grandes passos no sentido de atingir as suas quatro prioridades estratégicas: o reforço do núcleo, transformação digital, ampliação de plataformas de crescimento e avanço em regiões do mundo em expansão.


A Bertelsmann ampliou suas atividades em mercados emergentes, incluindo as operações na Penguin Random House na Índia e seu negócio de TV na Ásia. O grupo RTL e a CBS Studios International lançaram um segundo canal de televisão por assinatura conjuntamente. Além disso, a BMG entrou no mercado da China.


Rabe destacou que não há outra empresa de mídia se transformando tão rapidamente como a Bertlesmann. “Nossas iniciativas de crescimento e aquisições em curso vão, passo a passo, aumentando a receita para cerca de € 20 bilhões nos próximos anos. Assim, Nosso negócio de educação e nossas atividades em regiões de crescimento, como Brasil, China e Índia vão contribuir, cada um, com € 1 bilhão para este número total”, explicou Rabe.

SXC
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