A Bertelsmann, graças ao desenvolvimento positivo dos seus negócios digitais e em crescimento, registrou um primeiro semestre de sucesso em 2018. Com inúmeros progressos estratégicos, a empresa internacional de mídia, serviços e educação seguiu melhorando seu perfil de crescimento e atingiu novamente um resultado do grupo de mais de meio bilhão de euros.
O crescimento de faturamento orgânico da Bertelsmann subiu para 2,4% (1º sem 2017: 1,4%). Os negócios em crescimento do grupo registraram, somados, um aumento de faturamento orgânico de 9,2% para 2,9 bilhões de euros (1º sem 2017: 2,7 bilhões de euros). Nesse período, passaram a representar cerca de um terço do faturamento total. Desenvolveram-se positivamente sobretudo as atividades digitais do RTL Group, da Fremantle Media, da Arvato e ainda do Bertelsmann Education Group. Apesar dos altos efeitos negativos de câmbio – especialmente do dólar dos EUA –, o faturamento reportado subiu 1,3% para 8,2 bilhões de euros (1º sem 2017: 8,1 bilhões de euros), o maior valor em onze anos. A Bertelsmann obteve cerca de 20% do seu faturamento nos EUA.
O EBITDA operacional foi de 1,07 bilhão de euros (1º sem 2017: 1,10 bilhão de euros), conservando, antes dos efeitos de câmbio, o alto nível do ano anterior. Uma elevação de mais de 20% nos resultados foi atingida pela subsidiária de serviços Arvato, cujos quatro Solutions Groups ultrapassaram juntos os resultados do ano anterior. Também registraram crescimento o RTL Group, a BMG e o Bertelsmann Education Group. Houve influência adversa dos prejuízos iniciais nos setores digital e de novos negócios.
Com 501 milhões de euros (1º sem 2017: 502 milhões de euros), o resultado do grupo ultrapassou novamente a marca de meio bilhão de euros, apesar de efeitos negativos de câmbio e de influências extraordinárias positivas mais baixas. As atividades com fundos da divisão Bertelsmann Investments contribuíram significativamente para os resultados.
Thomas Rabe, Presidente da Bertelsmann, explica: “No primeiro semestre de 2018, a Bertelsmann cresceu mais com suas próprias forças do que há muitos anos. A expansão dos nossos negócios em crescimento continua rendendo cada vez mais frutos. Especialmente positivo é o fato de que os investimentos feitos nos últimos anos nos nossos negócios de serviços estejam mostrando cada vez mais resultados. Queremos continuar melhorando o perfil de crescimento da empresa. Para isso, estamos investindo solidamente nos nossos negócios, especialmente em conteúdos criativos. Para não colocar essas despesas em risco, é necessária uma modernização urgente da estrutura regulatória de empresas criativas na Europa, abrangendo áreas como privacidade, direitos autorais, direito concorrencial, publicitário, midiático e tributário.”
Thomas Rabe ressalta que, nos primeiros seis meses do ano corrente, a Bertelsmann teve progressos significativos nos seus quatro eixos estratégicos – fortalecimento dos negócios centrais, transformação digital, ampliação das plataformas de crescimento e expansão em regiões em crescimento.
Foto: Pixabay