O Grupo BMW anunciou, nesta quinta-feira (31), que irá vender a Husqvarna, marca de motocicletas pertencente à montadora alemã, para a companhia Pierer Industrie AG (da Áustria).
A decisão foi tomada face a um realinhamento da BMW Motorrad, a divisão de motocicletas do Grupo. “Em um contexto de mercados em transformação, tendências demográficas e exigências ambientais crescentes, a BMW Motorrad vai expandir sua oferta de produtos para explorar um potencial de crescimento futuro, com foco em mobilidade urbana e mobilidade elétrica (e-mobility)”, afirma a montadora em comunicado.
Ao reestruturar o segmento, o Grupo vai se concentrar em expandir e utilizar os recursos da marca BMW Motorrad – continua o texto – e, nesse sentido, assinou um acordo de venda com a Pierer Industrie. A aquisição por parte da empresa austríaca ainda passará pela avaliação das autoridades antitruste. Ambas companhias concordaram em não revelar o valor do negócio.
Oferta ampliada
De acordo com a companhia alemã, com o realinhamento dos seus negócios voltados ao mercado de motocicletas, a BMW Motorrad busca manter um crescimento lucrativo e sustentável nos próximos anos. Seu principal setor atual consiste exclusivamente em veículos premium nas categorias “Tourer”, “Enduro”, “Sport”, “Roadster” e “Maxi-Scooter” de 650 a 1600 cc.
A BMW Motorrad entrou para o segmento de mobilidade urbana pela primeira vez em 2012 com as maxi-scooters C 650 GT e C 600 Sport e o seu próximo passo para a expansão da sua linha de produtos no segmento será o lançamento em série da scooter elétrica “C evolution” em 2014.
A montadora ressalta ainda que conceitos de veículos inovadores também estão sendo considerados. As transmissões incluirão tanto motores a combustão favoráveis ao meio ambiente quanto transmissões totalmente elétricas. “Essa iniciativa da BMW Motorrad reflete o foco geral do Grupo BMW na identificação antecipada de tendências, como a formação de megacidades, a densidade do trânsito e os problemas ambientais”, finaliza o comunicado.