BMW e Peugeot Citroën criam joint-venture

A alemã BMW e a francesa Peugeot Citroën, que já mantêm uma cooperação na área de motores a gasolina há vários anos, anunciaram, nesta quarta-feira (2), a criação de uma joint-venture em um novo segmento.


A BMW Peugeot Citroën Electrification vai se concentrar no desenvolvimento e na fabricação de componentes para veículos híbridos (baterias, máquinas elétricas, geradores, eletrônica de potência, carregadores, entre outros), além de softwares para gerenciar o funcionamento desses sistemas.


O trabalho conjunto trará economia para os dois parceiros, que aplicarão a tecnologia desenvolvida em veículos de ambas as marcas.


“Essa cooperação nos permitirá realizar importantes economias de escala no campo da eletrificação dos veículos. Ela também marca uma etapa importante rumo à mobilidade sustentável”, diz Norbert Reithofer, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG.


As montadoras também pretendem criar uma plataforma europeia para essa tecnologia para estruturar uma cadeia produtiva de componentes híbridos na Europa. Desta forma, a nova joint-venture estará apta a terceirizar os serviços e produtos desenvolvidos para outras empresas.


O início das operações da BMW Peugeot Citroën Electrification está previsto para o segundo trimestre desse ano e os componentes híbridos produzidos devem começar a ser comercializados em 2014.

Divulgação / BMW
Divulgação / BMW