BMW lança pedra fundamental de fábrica no Brasil

O BMW Group realizou, nesta segunda-feira (16), um evento oficial para o lançamento da pedra fundamental de sua primeira fábrica de automóveis na América do Sul, em Araquari (SC). Dentre os presentes estiveram o vice presidente da República, Michel Temer; o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o CEO para as Américas do BMW Group, Ludwig Willisch; e o presidente e CEO do BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro.

De acordo com a montadora alemã, o investimento realizado na construção da fábrica é de cerca de R$ 600 milhões, e resultará em uma unidade produtiva com capacidade instalada de 32 mil veículos ao ano. O portifólio de produção incluirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman. Cerca de 1.300 empregos diretos serão gerados, dos quais 60 já foram preenchidos, além de aproximadamente 2.500 indiretos em um primeiro momento, contando fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.

“Com a construção da fábrica no Brasil, reforçamos o nosso compromisso com o país e agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado com um enorme potencial de crescimento futuro”, afirma Ludwig Willisch, CEO para as Américas do BMW Group.

O início das operações na nova fábrica está previsto para outubro de 2014. Com uma área construída principal de cerca de 500 mil m2, a infraestrutura na unidade produtiva contemplará as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Além da fábrica, o BMW Group também está montando um centro de treinamento na cidade de Joinville (distante 20 quilômetros de Araquari), que abrigará uma linha de montagem que replica a que existirá na fábrica, permitindo a realização de atividades de qualificação dos funcionários que serão contratados para atuar na linha de produção.

Além da nova fábrica de Araquari, o BMW Group produz motocicletas no Brasil desde 2010, em sua unidade localizada na cidade de Manaus, na qual são produzidos os modelos BMW G 650 GS, BMW F 800 R, BMW F 800 GS e BMW F 800 GS Adventure.

O grupo possui, globalmente, 29 unidades produtivas e de montagem em 13 países e quatro continentes.

Divulgação BMW
Divulgação BMW