Após um 2012 de resultados recordes, as perspectivas da BMW para este ano são “cautelosamente otimistas”, baseadas, segundo a montadora, em metas ambiciosas estabelecidas em meio a um ambiente econômico difícil e volátil. “Queremos atingir um novo recorde em volume de vendas”, disse o presidente do Conselho de Administração da BMW, Norbert Reithofer, durante a conferência anual de imprensa da companhia, nesta terça-feira (19), em Munique.
O ano passado foi o mais bem-sucedido da história do Grupo BMW, com recordes em volume de vendas (1,8 milhão de unidades, alta de 10,6% sobre 2011), receitas (€76,8 bilhões, +11,7%) e lucro líquido (€5,1 bilhões, +4,4%).
De acordo com a montadora, à vista da forte demanda por seus veículos, o Grupo continuará a investir na expansão da capacidade produtiva e em pesquisa e desenvolvimento para novas tecnologias e conceitos automotivos em 2013. Somente neste ano, serão lançados onze modelos, e, até o final de 2014, 25 veículos novos devem fazer parte do portfólio da companhia, dez dos quais serão modelos totalmente inéditos.
“Devido aos altos níveis de gastos com novas tecnologias e modelos e também com investimentos produtivos, esperamos que o lucro antes de juros do Grupo fique no mesmo patamar de 2012”, afirmou Reithofer.
Segundo a companhia, apesar desses gastos adicionais, o segmento automotivo da BMW continua a esperar uma margem EBIT (sigla em inglês para Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) de 8% a 10% nesse ano, intervalo visto como sustentável também para os próximos anos – embora dependa do comportamento do ambiente político e econômico.
O segmento de motocicletas prevê um novo aumento no volume de vendas da marca BMW nesse ano, o que deve, em consequência, levar a um crescimento nas receitas e lucro da área de negócios. O segmento de serviços financeiros, por sua vez, também espera uma boa performance, e permanece comprometido com um retorno sobre o capital de pelo menos 18%.