BMW pode desistir de fábrica no País

A BMW pode desistir da construção de uma fábrica de montagem de veículos no Brasil. De acordo com o diretor de produção da BMW, Frank-Peter Arndt, a montadora pode cancelar os planos, caso a imposição de novas medidas pelo governo venham a impedir a produção lucrativa no País.

 “Não iremos para o Brasil para termos prejuízo", disse o executivo na coletiva de imprensa da Conferência Anual de Contas da BMW, na Alemanha.  A maior dificuldade para a instalação da planta seria a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos importados, anunciado em setembro pelo governo.

A montadora vem negociando a construção de uma fábrica brasileira desde o final do ano passado, mas os planos foram atrasados pelo anúncio da nova alíquota do IPI para veículos fabricados fora do Brasil, México e Mercosul. O local da nova fábrica não foi divulgado, mas especula-se que São Paulo e Santa Catarina sejam as principais opções.

Vendas

Em fevereiro desse ano, a BMW vendeu globalmente 127,6 mil veículos, a melhor marca já registrada pelo grupo para o mês em questão, representando uma alta de 14,2% em relação ao mesmo período de 2011.



 No ano passado, as receitas do grupo foram de € 68.821 milhões, 13,8% maior do que em 2010. No Brasil, as vendas somaram 12.074 unidades, valor 42% maior em comparação ao número de veículos comprados em 2010.



 A meta da empresa era alcançar a venda de 2 milhões de veículos por ano até 2020, mas diante dos bons resultados de 2011, a BMW possivelmente alcançará este resultado em 2016.



  

 

 

BMW/Divulgação
BMW/Divulgação