Segundo a Bosch, os pedestres são os usuários mais vulneráveis nas rodovias. Por isso, a empresa está desenvolvendo sistemas de assistência cada vez mais abrangentes ao condutor para proteger as pessoas na rua mais eficientemente e ajudar a atingir a meta de lesões – uma realidade livre de acidentes na condução.
No campus de pesquisa da companhia em Renningen, perto de Stuttgart, pesquisadores estão aperfeiçoando o sistema que ajuda os motoristas a frear e a realizar ações evasivas caso haja uma ameaça de colisão carro-pedestre. Se a travagem por si só não é suficiente para prevenir o acidente com uma pessoa que apareça de repente na frente do carro, a assistência instantaneamente calcula uma manobra evasiva.
Assim que os motoristas começarem a tomar estas medidas, o sistema entra em ação para apoiar a manobra de direção. “De acordo com nossos estudos, desde que o condutor reaja pelo menos meio segundo antes de uma potencial colisão, a assistência pode ajudar a evita-lo em 60% dos casos”, diz o Dr. Lutz Bürkle, gestor do projeto, que trabalha em pesquisa corporativa e engenharia avançada. A Bosch planeja começar a produção do projeto em 2018. Para testar a tecnologia, Bürkle e sua equipe construíram um veículo de pesquisa. Seu elemento central é uma câmera de vídeo estéreo da Bosch de um tipo já usado em modelos de produção.
Montado atrás do para-brisa perto do espelho retrovisor, a câmera oferece uma imagem 3D da área frontal do veículo, e detecta os pedestres e a aproximação de tráfego, assim como obstáculos na estrada a frente. Um computador no porta-malas do veículo analisa a informação. Se um pedestre aparecer repentinamente no campo de visão da câmera, o sistema calcula a probabilidade de uma colisão, bem como a rota que deve ser tomada para evita-la.
Tudo isso acontece muito rápido, mais de dez vezes por segundo. A interpretação correta das imagens da câmera e da situação de condução específica são particularmente complexas. “Para planejar a nova trajetória a mais precisa possível, temos que fazer coisas como prever onde o pedestre é suscetível de estar no tempo de um segundo”, explica o gestor. O time foca em desenvolver os algoritmos que isto requer. A especialidade multifacetada de software da Bosch, que a companhia continua expandindo, é vital para este processo.