A Bosch, multinacional alemã do setor de tecnologia automotiva e industrial, desenvolveu um sistema antibloqueio de frenagem especialmente para uso em motos pequenas e scooters, muito comuns nos países em desenvolvimento.
De acordo com a empresa, esta nova versão se baseia na geração 9 do ABS para motos, mas com o diferencial de ter apenas um canal hidráulico para frenagem, que visa controlar eletronicamente a roda dianteira da moto. "Essa nova geração do ABS oferece mais segurança a um baixo custo", diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch. "O ABS pode reduzir o número de acidentes com lesões e mortes em 25%", conclui.
Conhecido como versão "light" do ABS 9 para motos, este sistema está em desenvolvimento no centro de segurança para motocicletas da Bosch, no Japão, em parceria com um fabricante de motos da Índia. A produção em série começará neste ano.
A tecnologia
Conforme explica a Bosch, quando a roda traseira da motocicleta trava, o que invariavelmente resulta em uma situação crítica para o piloto, ela pode muitas vezes ser desbloqueada se o motociclista colocar menos pressão no freio. O mesmo não ocorre com a roda dianteira, já que o piloto se desloca para frente durante a frenagem e a desaceleração acaba ocorrendo principalmente através da roda da frente.
Segundo a empresa, isso explica porque, em muitos países, inclusive no Brasil, até mesmo nas motos com motores iguais ou maiores que 250 cilindradas o sistema de freio da roda traseira é acionado por freio mecânico. "Regular a pressão da frenagem da roda dianteira por meio do freio hidráulico evita o bloqueio, aumenta a desaceleração e a estabilidade da moto", diz Wolfgang Hiller, presidente regional da divisão de Chassis System Control da Bosch no Japão.
A companhia ressalta que a unidade hidráulica da versão light do ABS 9 compreende somente duas válvulas de controle, uma câmara de armazenamento e uma bomba. A velocidade da roda de referência é calculada pelo sistema com base na informação transmitida por um sensor instalado na roda dianteira. Para um controle de frenagem mais preciso, também é possível instalar um segundo sensor na roda traseira.
Ainda de acordo com a Bosch, com esta configuração, as taxas de desaceleração correspondem como um sistema de dois canais e, com isso, é possível neutralizar qualquer levantamento da roda traseira. As fabricantes de motos podem, opcionalmente, integrar uma chave liga-desliga a este sistema.