Bosch destaca soluções sustentáveis na Rio+20


A redução de CO2 nas fábricas e inovações tecnológicas são alguns dos temas que a Bosch vai levar a um evento promovido pela International Chamber of Commerce (ICC), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece até o dia 22 de junho no Rio de Janeiro.

No fórum Creative for Inovation, Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina, abordará a importância da inovação para a companhia, além de apresentar a forma como a sustentabilidade está inserida nas operações das unidades fabris da empresa. O fórum será realizado hoje (13), na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, no Rio de Janeiro.

"A inovação é um dos mecanismos que fazem parte do dia a dia da empresa. Somente em 2011, a Bosch investiu cerca de € 4,2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento [P&D], e solicitou registro de cerca de 4.100 patentes em todo o mundo. Quase 50% dos recursos destinados a P&D são direcionados para o desenvolvimento de tecnologias que ajudam a conservar recursos e proteger o meio ambiente", ressalta Botelho.

Um dos principais pilares de investimento do grupo de origem alemã é o desenvolvimento de produtos com foco na energia renovável e em soluções que proporcionem melhor eficiência energética para veículos. Assim, Botelho representará a empresa também no fórum Making a Green Economy Happen, que abordará, entre outros temas, ações eficazes voltadas à economia verde e inclusiva, apoiada por um desenvolvimento sustentável. Este fórum ocorre em 20 de junho, no Rio Centro, a partir das 13 horas.

Soluções para uma mobilidade mais sustentável

A Bosch também estará presente no fórum "Megacidades 2012 – Transporte, Energia e Desenvolvimento Urbano", que ocorrerá na quinta (14) e na sexta-feira (15), no Parque dos Atletas (Pavilhão do Estado do Rio de Janeiro). O evento é uma parceria entre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-Rio), Secretaria Estadual e Municipal de Transportes do Rio de Janeiro e o Ministério de Proteção Climática, Meio Ambiente e Conservação Ambiental do Estado de Nordrhein-Westfalen, da Alemanha.

Consagrado em vários países da América Latina, o Megacidades abordará assuntos como a apresentação de alternativas inovadoras para as cidades do futuro e o uso de tecnologias sustentáveis para o transporte urbano.

No painel "O futuro do transporte sustentável", a Bosch mostrará diferentes soluções que a empresa vem desenvolvendo para aumentar a eficiência energética de motores e agregados utilizados em veículos comerciais. "São tecnologias que visam reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa; ou seja, soluções que contribuem para a sustentabilidade do transporte público", destaca Mário Massagardi, diretor de engenharia e vendas da unidade Diesel Systems da Bosch.

Os participantes do painel poderão conferir, entre outras coisas, as tecnologias para reaproveitamento de energia dos motores em sistemas de motorização híbrida/elétrica e hidráulica; além de soluções bicombustíveis como GNV+Diesel e Etanol+Diesel. "A ideia é ressaltar os aspectos de viabilidade econômica e operacional dessas tecnologias, associados a uma significativa redução nas emissões de gases de efeito estufa", comenta Massagardi.

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch