A Bosch vai produzir o sistema Start Stop, que hoje equipa mais de 5 milhões de veículos na Europa, em sua fábrica em Campinas (SP) a partir do ano que vem. O sistema permite que o motor seja desligado automaticamente quando o carro encontra-se parado, com o câmbio em ponto morto, e o religa quando reconhece o desejo do motorista, através do acionamento do pedal de embreagem, sem a necessidade de acionar a chave de ignição. De acordo com a companhia alemã, a tecnologia em sua versão convencional pode reduzir em até 15% o consumo de combustível e a emissão de CO2.
“A tecnologia já vem sendo apresentada e discutida com nossos clientes em função da economia de combustível e redução de emissões que proporciona, e o primeiro veículo nacional a utilizá-la será em 2014. O Inovar-Auto é um incentivo a adoção de novas tecnologias e irá acelerar o processo de implementação do Start Stop no Brasil”, afirma Rafael Borelli, chefe de marketing e produto da divisão Starter Motors and Generators da Robert Bosch, sobre o papel do programa do governo federal na decisão da produção no País, em entrevista concedida por e-mail ao Brasil Alemanha News.
Além desse primeiro veículo produzido em território nacional a utilizar a tecnologia da Bosch em 2014, a companhia tem negociações em andamento com outros clientes e visa equipar “grande parcela da frota de veículos novos” em 2016/2017.
Em testes realizados com o sistema em São Paulo, em um circuito que passou pela Avenida Paulista, Rua da Consolação, Radial Leste / Avenida Liberdade e Avenida Brigadeiro, a Bosch obteve uma economia de 13,7% de combustível e emissões.
Convencional, Avançado e Coasting
Em um primeiro momento, a alemã produzirá em Campinas apenas o Start Stop convencional. Os sistemas Avançado e Coasting devem chegar ao Brasil posteriormente. “Ambos os sistemas estão em fase de desenvolvimento junto aos clientes europeus. O Start Stop Avançado deve estar disponível em 2014/2015 na Europa, e o Coasting virá logo depois. Para o Brasil, primeiramente, utilizaremos o sistema de Start Stop convencional e depois a tendência é que o Avançado e o Coasting cheguem ao País, mas ainda sem data prevista”, explica Borelli.
Segundo informações da Bosch, o Start Stop Avançado entra em operação quando a velocidade é menor que 20 quilômetros por hora, ou seja, o sistema entra em funcionamento antes da parada total do veículo. Isso é possível graças a uma função sincronizada que garante que os componentes trabalhem juntos em um processo de desaceleração. A tecnologia permite uma economia de até 18% de combustível e emissões de CO2.
Já o Coasting permite que o motor desligue mesmo em alta velocidade (abaixo de 120 km/h), utilizando a energia cinética para mover o veículo. “Em uma estrada, por exemplo, ao tirar o pé do acelerador o Start Stop Coasting entra em funcionamento desacoplando a transmissão e desligando o motor de combustão, isso proporciona um ganho de até 25% de economia de combustível e emissões de poluentes”, finaliza o executivo.