Bosch zera resíduos enviados a aterros

A Bosch anunciou que sua fábrica em Curitiba atingiu o índice zero de depósito em aterros em 2012. Segundo a companhia alemã, cerca de 300 toneladas de resíduos produzidos pela unidade fabril são descartados por meio de processos sustentáveis como coprocessamento, reciclagem e a reutilização.

O conceito Descarga Zero foi implementado em todas as unidades fabris da Bosch na América Latina em 2001, com o objetivo de reduzir o envio de resíduos para aterros, bem como a geração dos mesmos. De acordo com a empresa, desde a implantação do conceito, os subprodutos passaram a ser tratados como fonte de energia a ser reutilizada no processo fabril. Atualmente, cerca de 93% de todos dos resíduos gerados nas unidades da Bosch na América Latina são reciclados ou recuperados, servindo de fonte de energia e matéria-prima, tanto para a Bosch quanto para outras empresas.

“Em Curitiba, além de zerar o envio de resíduos para aterros sanitário e industrial, a Bosch contabiliza outros dados positivos como: redução de 3,4% da geração de resíduos frente aos dados de 2010; e o aumento de 17% da destinação dos resíduos gerados nos processos fabris à reciclagem”, afirma a empresa em comunicado.

Reutilização dos pallets de madeira

Um exemplo de reutilização, conforme a Bosch, são os pallets de madeiras, provenientes de diferentes processos industriais da companhia e que não podem ser mais utilizados, que são direcionados para aquecer as caldeiras na lavanderia Batel Sistemas de Higiene, em Almirante Tamandaré/PR.

Toda a madeira é coprocessada e transformada em cavacos (pequenos fragmentos) e o material ferroso, que é separado durante o processo de fabricação de cavaco, é vendido a uma metalúrgica de reciclagem. O valor recebido pelo material ferroso é destinado para manutenção e conservação do Sítio Bela Vista (110.000 m² de área de preservação permanente de propriedade da Batel Sistemas de Higiene).

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch