Continental anuncia aporte de US$ 210 mi na Bahia

A alemã Continental anunciou, nesta terça-feira (15), a expansão da sua fábrica de pneus localizada na cidade de Camaçari, na Bahia. A empresa, que se estabeleceu no município em 2006, vai investir US$ 210 milhões nos próximos quatro anos na ampliação de suas instalações, otimização de seus processos e qualificação da mão de obra local para atender à crescente demanda do mercado automotivo.


Os aportes devem duplicar a produção da unidade, que produz anualmente cerca de 4,5 milhões de pneus para veículos de passeio e 315 mil de carga para abastecer os mercados da América Latina, Estados Unidos, Canadá e México.


“Esse investimento é parte da estratégia da Continental para crescer a operação de pneus de forma significativa em todo o mundo, em especial nos países do BRIC”, explicou o presidente da Continental do Brasil, Maurício Muramoto, em evento promovido pela empresa para autoridades, fornecedores, representantes de venda, clientes e jornalistas na cidade de Camaçari. Para o executivo, o Brasil possui todas as qualidades para se tornar uma potência mundial no setor de componentes automotivos.


A planta de Camaçari emprega atualmente 1.150 pessoas, 90% delas de origem baiana. O governador da Bahia, Jaques Wagner, enfatizou, durante o evento, a importância de qualificar a população local para que ela esteja apta a exercer funções não só nas linhas de produção, como também em cargos de liderança dentro de grandes empresas que venham a se instalar no Estado.


No entanto, para Hans Jürgen, Cônsul da Alemanha na Bahia, o Estado ainda explora pouco o seu potencial para atrair o interesse de grandes multinacionais alemãs, como a Continental. Jürgen acredita que companhias do setor de agronegócio e turismo, por exemplo, poderiam se beneficiar muito do clima da região, propício para suas atividades. Para ele, essas qualidades precisam ser divulgadas pelo governo de forma mais eficiente.


*A repórter do Brasil Alemanha News viajou para Camaçari a convite da Continental

Divulgação/Continental Pneus
Divulgação/Continental Pneus