O Grupo Continental, fornecedor alemão de componentes automotivos, divulgou que sua Divisão Chassis & Safety modernizou suas instalações no município de Várzea Paulista, interior de São Paulo e, após iniciar a produção de freios ABS no começo do ano, inaugurou, na semana que passou, sua primeira pista de testes na América do Sul. A implantação deste circuito é a segunda etapa da estratégia de produção de sistemas eletrônicos de segurança no País, na qual a Continental já investiu mais de R$ 30 milhões.
De acordo com a companhia, a nova pista de testes para sistemas eletrônicos de frenagem reúne áreas para realização de ensaios de alta fricção (asfalto seco e molhado) e baixa fricção, composta por placas de granito polido que, quando molhadas, podem simular o atrito de uma superfície coberta por gelo. O espaço conta com sistema de irrigação composto por “sprinklers”, similar ao utilizado em campos de golfe, instalados de modo que a água seja distribuída de maneira uniforme sobre o granito. Toda água utilizada durante o processo é captada por uma calha de recolhimento que redireciona o líquido para o seu reservatório de origem, fazendo com que o consumo de água seja bastante reduzido.
“A inauguração da pista vem ao encontro do trabalho de desenvolvimento global, a fim de satisfazer a demanda mundial por essas tecnologias de forma mais eficaz e utilizando os melhores engenheiros de projeto. Com a previsão de crescimento na demanda por estes sistemas no Brasil, em 2014, o Grupo Continental percebeu a necessidade do local para não só testar seus produtos, mas também para desenvolver novos projetos”, afirma Michael Diehl, responsável pela Unidade de Negócios Vehicle Dynamics (VED) no Brasil.
O executivo lembra ainda que, para a ampliação da estrutura, a Continental considerou a necessidade de estabelecer os mais altos níveis de qualidade para servir seus clientes e as exigências de desempenho nas fases iniciais de desenvolvimento.
Segundo a empresa, elaborada com o suporte de especialistas da matriz da Continental, na Alemanha, a nova pista de testes demandou um novo investimento de R$ 560 mil e será essencial para realizar verificações de calibração e instrumentação, além de diversos testes específicos para o desenvolvimento de sistemas. Inicialmente, o local é destinado apenas para testes internos e para a apresentação de veículos a clientes, reduzindo custos e tempo de deslocamento e desenvolvimento.
Ao redor do mundo, todo centro de desenvolvimento da Continental de VED conta com uma pista de proporções semelhantes à de Várzea Paulista, facilitando o trabalho dos engenheiros de desenvolvimento do produto. Os outros centros e pistas de testes para sistemas de freios eletrônicos do Grupo Continental estão em Frankfurt (Alemanha), Veszprém (Hungria), Arvidsjaur (Suécia), Asahi e Monbetsu (Japão), Heihe (China) e Brimley (Estados Unidos).