A Continental, empresa alemã fabricante de componentes automotivos, apresentou na terça-feira (9) sua nova linha de produção de sistemas de freio ABS (Anti-Lock Brake System). A planta da companhia em Várzea Paulista, cidade do interior de São Paulo a 70 km da capital, já está em operação com o novo produto.
As resoluções 311 e 312 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conjunto de medidas que fazem parte da política denominada Inovar-Auto, tornam obrigatórios airbags e freios ABS nos automóveis novos a partir de janeiro de 2014. Com isso, a multinacional nacionalizou a produção dos componentes MK 70 e MK 78, sistemas de freio eletrônicos com funcionalidade ABS para veículos compactos e subcompactos, adaptados ao mercado sul-americano.
Segundo a diretoria da empresa, foram investidos cerca de R$ 30 milhões na expansão da fábrica do interior paulista. Esse valor é parte dos € 400 milhões que a matriz alemã destinou a investimentos no Brasil para o período de 2007 ao final de 2013. A unidade de Várzea Paulista é a primeira da Continental a produzir o sistema de frenagem ABS na América Latina e atenderá basicamente ao mercado interno brasileiro. “Para nós, é importante produzir no País e para o mercado do País”, afirma Frank Jourdan, vice-presidente executivo da unidade de negócios Electronic Brake Systems (EBS) e membro do corpo executivo da Divisão Chassis & Safety da Continental.
Com 1600m², o novo galpão preparado para a produção dos freios ABS é equipado com tecnologia de ponta. Além das máquinas e processos de extrema complexidade técnica, o ambiente é regulado contra sujeiras e impurezas. Entre os métodos que contribuem para isso, estão a pressão positiva dentro do prédio, que força o deslocamento de ar sempre para fora, piso com proteção eletrostática e ausência de componentes de papel e madeira na área de máquinas.
A capacidade máxima da linha de produção é de 1,2 milhão de unidades por ano, sendo que atualmente está programada para entregar cerca de 900 mil. “A produção de ABS será baseada em um sistema de dois turnos na primeira metade de 2013; na segunda metade do ano, três turnos serão aplicados. No total, serão gerados 80 novos empregos, diretos e indiretos, para alcançar isso”, destaca Michael Diehl, responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Freios Eletrônicos no Brasil.
O freio ABS
O Sistema Antibloqueio de Freios, conhecido como ABS (Anti-Lock Brake System), evita o travamento das rodas quando os freios são acionados em situação de emergência. Como resultado, o veículo realiza uma frenagem estável e permanece controlado.
A Continental
A gigante alemã conta com 6350 colaboradores no Brasil distribuídos em treze unidades no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. O faturamento do grupo foi de R$ 2,75 bilhões no País em 2012 e € 32 bilhões em todo o mundo. A produção global de ABS totalizou 20 milhões de unidades no último ano.
Sua produção local entrega componentes automotivos de borracha (correias, coxins, peças de vedação para freios e circuitos de direção hidráulica e ar condicionado), atuadores, cockpits, corpos de borboleta, dispositivos antifurto (rastreadores), instrumentos, módulos de ABS, módulos de alimentação de combustível, módulos eletrônicos de conforto, módulos de gerenciamento de motor, pneus de veículos leves e comerciais, rádios automotivos, relés eletrônicos, sensores, tacógrafos, sistemas de freios e softwares de gerenciamento de frotas.